RENE DESCARTES (memoria de aula)

Páginas: 2 (388 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2013
René Descartes
Descartes era um filósofo humanista e iluminista. Um dos pensadores mais importantes da história da ciência. Que para impedir o conflito entre dois “bons sensos”, propôs um “Discursosobre o método”. Onde, o objetivo é a construção de um conhecimento cientifico. O conhecimento científico é real (factual) porque lida com ocorrências ou fatos, isto é, com toda "forma de existênciaque se manifesta de algum modo".
Para sairmos do senso comum e das percepções individualistas do “bom senso” é preciso utilizar um método científico e racional para conhecer as ilusões dos sentidos.O método de Descartes é o método da dúvida, para a razão bem funcionar, é necessário limpar o terreno da mente de todo preconceito, é preciso duvidar de tudo, principalmente o que já se temestabelecido como verdade absoluta. A partir de então, devem-se buscar verdades elementares, verdades que se bastem a si, e não precisem de outras verdades precedentes. Pois duvidando de tudo aquilo queconseguir se estabelecer como verdade, devendo ser necessariamente uma verdade absoluta. Tem-se a garantia de ideias claras e distintas. Esse método põe em dúvida o mundo das coisas sensíveis e o das coisasfácil de compreender. Descartes afirmou que a razão é a base para se alcançar o conhecimento. O princípio cartesiano é localizar as informações nos quadrantes e tornar o conhecimento fruto daexperimentação, submetido à esfera da ciência e da razão, ou seja, pesquisar empiricamente, cientificamente, historicamente e racionalmente todos os fatos da vida.
Descartes resume a lógica e enumera apenasquatro regras, quatro passos a serem dados no caminho de seu método: 
1. Nunca aceitar algo como verdadeiro que não conheça claramente. Evitar a precipitação.
2. Dividir cada uma das dificuldadesencontradas, em tantas parcelas necessárias fosse para melhor soluciona-las.
3. Conduzir por ordem os pensamentos, começando pelos objetos mais simples e mais fáceis de conhecer, para subir, pouco a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • René descartes
  • Rene Descartes
  • René Descartes
  • René Descartes
  • Renê descartes
  • René Descartes
  • René descartes
  • Rene Descartes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!