RENE DESCARRES

1379 palavras 6 páginas
Questões referentes á disciplina de Filosofia

1) O que é ceticismo ?
2) Qual o papel do método cartesiano para a ciência moderna ?
3) Fale sobre a frase : “ cogito e ego summ.
4) O que significa solipsismo ?
5) Relacione modernidade e Descartes
6) Qual o papel da dúvida para descartes ?
7) Fale da idéia de Deus para Descartes.

1) Podemos definir o ceticismo como qualquer forma de questionamento para o conhecimento , fatos, idéias, opiniões ou crenças estabelecidas como fatos. Além de ser uma forma de enxergar e avaliar qualquer fato com completo pessimismo. No aspecto filosófico , é a doutrina da qual o espírito humano não pode atingir nenhuma certeza em relação a verdade sem que realize-se comprovações cientificas e calculistas para que provém-se verdadeiros os fatos ou teses. Os céticos acreditam que todo conhecimento depende da realidade do ser que está envolvido nela, e também das condições que estas coisas estão acontecendo, assim, através da análise desse conjunto de fatos, podemos então confirmar que todo conhecimento é relativo. Os céticos são neutros em todas as questões e julgamentos, defendendo a indiferença, afirmando que não existe lado bom nem mau.

2) O método de Descartes foi proceder de forma matemática, primeiro estabelecendo os princípios fundamentais, para a seguir derivar deles suas conseqüências, da mesma forma que teoremas são derivados de axiomas. Dessa forma, utilizando o método rigoroso do raciocínio matemático, ele esperava construir, sobre bases firmes e sólidas, um edifício filosófico que ficasse imune à controvérsia fútil que havia caracterizado a filosofia que aprendera na escola . Os princípios do método são :

a) Princípio da dúvida sistemática – não aceitar coisa alguma como verdadeira enquanto não se souber com evidência, ou seja, clara e distintamente aquilo que é realmente verdadeiro.
b) Princípio da análise de decomposição- dividir e decompor cada dificuldade ou problema em quantas

Relacionados