Renda fixa e variável

Páginas: 4 (885 palavras) Publicado: 28 de março de 2012
Renda fixa

Nos investimentos em renda fixa, a remuneração, ou sua forma de cálculo, é previamente definida no momento da aplicação.

Ao investir seus recursos em um título de renda fixa, sejaele emitido pelo governo ou por uma empresa privada, você está emprestando a quantia investida ao emissor do título para, em troca, depois de um certo período, receber o valor aplicado (denominado"principal"), acrescido de juros pagos como forma de remuneração de seu empréstimo.

As condições do investimento - tais como cláusulas de recompra, prazos, formas de remuneração e índices - sãoacertadas com o devedor (também chamado emissor do título ou tomador) no momento da aplicação.

Na renda fixa, assim como em qualquer investimento, sempre existe a possibilidade de perda do capitalinvestido, no todo ou em parte.

Por exemplo, se o emissor do título não cumpre a obrigação assumida, o investidor deixará de receber uma parte ou a totalidade da quantia pactuada.

Outro risco possível éde, ao final da aplicação, a rentabilidade se revelar menor do que a oferecida para outras aplicações de risco similar e disponíveis durante o mesmo período.

Os investimentos mais populares emrenda fixa são a Caderneta de Poupança e os Fundos DI.

Mas há também outras aplicações, tais como: Fundos de Renda Fixa, CDBs e debêntures, entre outras.

Navegue pelo nosso site para saber maissobre os investimentos em renda fixa.


Renda variável

Nos investimentos em títulos de renda variável, o investidor não tem como saber, previamente, qual será a rentabilidade da aplicação.Porém, se a escolha for feita com critério, diante de opções bem avaliadas e com diversificação dos investimentos, a aplicação em renda variável poderá proporcionar ao investidor um retorno maior do que oobtido em aplicações de renda fixa.

Nos investimentos em renda variável, a possibilidade de perda decorre não apenas da possibilidade de não pagamento pelo devedor, ou empresa na qual se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RENDA FIXA E VARIAVEL
  • renda fixa x renda variavel
  • Renda Fixa E Variavel Introdu O
  • Renda fixa
  • Renda Fixa
  • Renda Fixa
  • Renda Fixa
  • INVESTIMENTOS EM RENDA FIXA E VARIÁVEL: UMA ANÁLISE PÓS PLANO REAL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!