renataolveiraalves

7398 palavras 30 páginas
INTRODUÇÃO
O conceito de Administração vem se desenvolvendo ao longo do Século. Antigamente os antigos filósofos buscavam constantemente soluções para os problemas que desde sua época era o que hoje as organizações buscam constantemente: Planejamento, Organização, Direção e Controle.
Esses filósofos deixaram grandes contribuições para o pensamento Administrativo desde o Século XX e hoje a Administração passa a ser encarada como uma ciência. Anteriormente a Administração era considerada uma habilidade inata, um privilégio de alguns, porém a atividade Administrativa existe desde a Antiguidade, no tempo dos filósofos gregos e apenas há cerca de um século a Administração passa a ser encarada como uma ciência.
Durante o Século essas técnica de gestão vem sendo aperfeiçoadas e pudemos constatar que hoje existem mais de 70 práticas de Gestão que são muito utilizadas. Temos como objetivo mostrar um pouco das técnicas e seus conceitos através do desenvolvimento desse trabalho desde a sua metodologia ao seu desenvolvimento e implementação para cada parte envolvida no ambiente organizacional, veremos como aplica-las e em que momento usa-las, sendo possível também fazer interligações de partes da administração ou de instrumentos administrativos se conhecermos antecipadamente, como esses instrumentos podem ser desenvolvidos e operacionalizados.

1. PRÁTICAS DE GESTÃO CONSAGRADAS MUNDIALMENTE
Antigamente as empresas agiam por impulso, onde seus dirigentes tomavam atitudes no desenrolar dos acontecimentos. Cada desafio era emergente e uma solução diferente era procurada. Por meio do improviso, o método tentativa-erro resolvia o assunto no quesito da gestão, pois nessa época a concorrência era pouca.
Atualmente os tempos são outros, o mercado é caracterizado pela complexidade e instabilidade, completamente contrário ao período anterior. Os poucos concorrentes agora são muitos. Surgem novos ramos de negócio, de outros países, com outras ideias. Todos querem

Relacionados