renasda

836 palavras 4 páginas
Teoria Crítica:
- Crítica contundente à concepção realista.
- Traz o marxismo de voltas para as RI, o marxismo da Teoria Crítica procura resgatas os elementos da obra de Marx que permitem uma visão não determinista e não economicista da realidade social.
- Rejeitam as leituras ortodoxas do marxismo.
- Alienação, um dos mecanismos mais importantes que nos impede de distinguir a realidade objetiva de construções sociais destinadas a promover o interesse de uma classe.
- Premissas para a reformulação do marxismo promovida pela Teoria Crítica: 1 – Reconhecimento dos limites da razão diante da complexidade das relações sociais e, portanto, a necessidade de fazer uma crítica às limitações das teorias da sociedade. 2 – A importância dos processos de aprendizado e produção de conhecimento para a análise dos conflitos e contradições da sociedade.
- Criticar a sociedade e criticar a teoria como um único movimento sem o qual não é possível transformar o mundo.
- Procura identificar as possibilidades de mudança na realidade observada.
- Soberania estatal torna-se objeto privilegiado de análise de crítica por ser considerada a instituição política mais importante na reprodução de práticas de exclusão e dominação na política mundial.
Robert Cox e a crítica às teorias dominantes nas RI
- Crítica ao realismo
- Toda teoria é relativa ao seu tempo e lugar.
- Não faz sentido separar, como fazem os positivistas, modelos científicos de teoria normativa.
- Teorias de solução de problemas – teorias conservadoras.
- Falta de interesse do realismo por processos de mudança.
- Teoria Crítica nega que a realidade social seja imutável e afirma que Estados e sistemas de Estados não são governados pela natureza, mas sim resultado da ação humana e em constante mudança.
- Realismo não pode ser considerado neutro.
- Dinâmica da política mundial: a dimensão vertical das RI; a relação entre Estado e sociedade civil; e a dinâmica do processo produtivo.
- Para Cox, as unidades de

Relacionados