Renasciomento Urbano

383 palavras 2 páginas
Renascimento Urbano.
- Pré Renascimento e Introdução
Com o contato do Oriente com o Ocidente a partir das cruzadas, a Europa adquiriu muitos conhecimentos e técnicas. Além disso, a economia da Europa foi ativada, pondo novamente a moeda em circulação, devido o fornecimento de especiarias vindas do Oriente.
Na época do feudalismo, o controle do campo e da cidade era do Senhor feudal, pois não havia sequer distinção entre os mesmos. Naquela época, existiam núcleos urbanos fechados chamados de burgos. Mas esses núcleos passaram a não ser mais fechados, quando o aumento populacional deu-se de tal forma, que as muralhas que cercavam os burgos, já não podiam mais dar suporte aos mesmos. Então, os habitantes dos burgos, passaram a realizar atividades como o artesanato e o comércio. Com isso, as cidades passaram a ganhar prestígio econômico e poder, indo em busca de sua autonomia em relação ao feudo.
- Fim do Feudalismo
O fim do feudalismo se deu basicamente pelo casamento da monarquia e a burguesia, que fizeram com que a economia da Europa se expandisse e fizesse com que a moeda voltasse a circular, com a aparição de feiras (venda e troca de produtos), que anteriormente era a característica principal do feudalismo.
- Feiras
As feiras eram locais de trocas comerciais. Alguns dos locais em que as feiras eram organizadas deram origens aos burgos e também as casas de câmbio, devido a moeda em grande circulação.
- Burgos
Cidades habitadas por burgueses (antes moradores de núcleos urbanos, fossem eles senhores ou servos), movidas pelo comércio.
- Corporações
Com o passar do tempo, foram criadas corporações de ofício (Guildas), que eram administradas por um mestre artesão. Os funcionários das corporações eram chamados de jornaleiros, e os aprendizes eram jovens que queriam seguir uma profissão relacionada ao artesanato. As corporações tinham como objetivo, a ligação política e econômica. - Conclusão O Renascimento, tanto Comercial com Urbano, decorreu

Relacionados