Renascimentopeq

13756 palavras 56 páginas
32

O RENASCIMENTO DA ARTE: RENASCENÇA E BARROCO

A RENASCENÇA: O COMEÇO
DA PINTURA MODERNA
No início cios anos 1400, o m u n d o acordou. Tendo início em Florença, a Renascença, ou renascimento da cultura, se e s t e n d e u a Roma e Veneza e, em 1 500, ao resto da Europa, atingindo Países Baixos, Alemanha, França, Espanha e Inglaterra, n u m m o v i m e n t o que ficou conhecido c o m o a Renascença do N o r t e .
Os e l e m e n t o s em c o m u m foram a redescoberta da arte e da literatura da
Grécia e de Roma, o e s t u d o científico do corpo h u m a n o e do m u n d o natural e a intenção de reproduzir com realismo as formas da natureza.
C o m o advento dos novos c o n h e c i m e n t o s técnicos, c o m o o e s t u d o da anatomia, os artistas evoluíram na arte de pintar retratos, paisagens, motivos mitológicos e religiosos. Em virtude do desenvolvimento das técnicas de pintura, seu prestígio a u m e n t o u , c h e g a n d o ao auge na Alta Renascença ( 1 5 0 0 - 2 0 ) c o m megastars c o m o Leonardo, Michelangelo e Rafael.
D u r a n t e esse período, a exploração de novos continentes e a pesquisa científica proclamavam a confiança no h o m e m e, ao m e s m o t e m p o , a Reforma Protest a n t e diminuía o domínio da Igreja. O resultado foi que o e s t u d o de Deus c o m o
Ser S u p r e m o foi substituído pelo e s t u d o do ser h u m a n o . D e s d e os retratos detalhistas de Jan van Eyck, passando pela intensidade emocional das gravuras de Dürer, até os corpos contorcidos e a iluminação surreal de El G r e c o , a arte foi o meio de explorar todas as facetas da vida na terra.

OS QUATRO GRANDES
PATAMARES

" 0 s E m b a i x a d o r e s F r a n c e s e s " , Hans Holbein, o
Jovem. 1533. NG. Londres. Esse retraio de dois "homens universais" expressa a versatilidade da época. Objetos como o globo, o compasso, o quadrante solar, um alaúde e um livro de oraçoes ilustram a gama de interesses, da matematica a música. Holbein explorou amplamente todas as

Relacionados