Renascimento

Páginas: 11 (2699 palavras) Publicado: 3 de junho de 2015
RENASCIMENTO
A ruptura com os valores medievais fez surgir na Itália, em Florença, o Renascimento.
O termo Renascimento é aplicado à civilização européia que se desenvolveu entre 1300 e 1650 – séc. XIV à séc. XVII.
Além de reviver a antiga cultura greco-romana*** ocorreram nesse período muitos progressos e incontáveis realizações no campo das artes, da literatura e das ciências, que superaram aherança clássica.
As qualidades mais valorizadas no ser humano passaram a ser a inteligência, o conhecimento e o dom artístico;

/////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
Relembrando:

***Cultura greco-romana (776 a.C. a 58-60 a.C.):

- Os gregos buscavam inspiração no homem e na vida.
-O homem era considerado o modelo, o padrão de beleza. O homem era retratado sem imperfeições, idealizado (os gregos retratavam um ideal de beleza).
- Os deuses tinham uma glorificação do próprio homem e tinham emoções e características humanas.
- Os romanos conquistaram um vasto território (desde a Europa até a Ásia) e assimilaram a cultura de povos conquistados (principalmente a cultura grega).
-Os artistas romanos retratavam as pessoas com muita fidelidade (mostrando sempre os seus sentimentos).
- A Antiguidade Clássica, ou seja a arte greco-romana serviu de modelo para outros estilos artísticos durante a História da humanidade.

/////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

(Cont.Renascimento)

Enquanto na Idade Média a vida do homem devia estar centrada em Deus (teocentrismo), nos séculos XV e XVI o homem passa a ser o principal personagem (antropocentrismo).

O ideal do humanismo foi o móvel desse progresso e tornou-se o próprio espírito do Renascimento.
Humanismo: movimento intelectual que colocava o homem como centro do Universo

O Humanismo foi um movimentointelectual que pregava a pesquisa, a crítica e a observação, em oposição ao princípio da autoridade.

O propósito do humanismo era desenvolver no homem o espírito crítico e a confiança em si mesmo. Os humanistas eram os burgueses ricos, os professores, artistas, médicos, eclesiásticos e intelectuais que não aceitavam mais os conceitos místicos e sobrenaturais da Idade Média.

Trata-se de uma voltadeliberada, que propunha o re-nascimento do passado, considerado agora como fonte de inspiração e modelo de civilização. O que importava era voltar às fontes da cultura clássica e fazer “renascer” (daí o nome Renascimento) aquilo que os gregos e romanos deixaram para a humanidade.

Num sentido amplo, esse ideal pode ser entendido como a valorização do homem (Humanismo) e da natureza, em oposição aodivino e ao sobrenatural, conceitos que haviam impregnado a cultura da Idade Média. 

Os intelectuais passaram a questionar a autoridade da Igreja atribuindo maior importância ao ser humano e à razão. O homem passou a ter consciência do seu próprio valor. Mesmo assim, o cristianismo continuou a ser a religião dominante.

Valorização da razão, da racionalidade e da dignidade do ser humano.

Ohomem renascentista (principalmente os cientistas) passou a utilizar métodos experimentais e de observação da natureza e do universo.
________________________________________________________________

Na área científica podemos mencionar a importância dos estudos de astronomia do polonês Nicolau Copérnico que defendeu a revolucionária idéia do heliocentrismo (teoria que defendia a idéia de que o Solestava no centro do sistema solar).Copérnico também estudou os movimentos das estrelas.
    
Nesta mesma área, o italiano Galileu Galilei desenvolveu instrumentos ópticos, além de construir telescópios para aprimorar o estudo celeste. Este cientista também defendeu a idéia de que a Terra girava em torno do Sol. Este motivo fez com que Galilei fosse perseguido, preso e condenado pela Igreja...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • renascimento
  • Renascimento
  • Renascimento
  • renascimento
  • Renascimento
  • renascimento
  • O Renascimento
  • Renascimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!