renascimento

Páginas: 17 (4140 palavras) Publicado: 16 de novembro de 2014
Ovários
 
Nos ovários ocorre a produção de hormônios, como, por exemplo, os hormônios sexuais femininos (estrógenos e progesterona) e ovócitos secundários (células que se tornam óvulos, ou ovos, caso haja fertilização).
 
Trompas de Falópio
 
Através da trompas de falópio, também conhecidas como tubas uterinas, o óvulo é coletado da cavidade abdominal, após ser expelido do ovário(ovulação), e, uma vez coletado, é conduzido em direção ao útero. Normalmente a fertilização ocorre ainda em seu interior.
 
Útero
 
É no útero que se fixará o óvulo fertilizado, ocorrendo, então, o desenvolvimento da gestação até seu final, quando ocorre o trabalho de parto.
 
Vagina
 
É através da vagina que os espermatozóides são introduzidos no sistema reprodutor feminino, além disso, é nesteórgão que se localiza o canal de nascimento.


UTERO
Introdução 
 
O útero é o maior órgão que compõe o sistema reprodutor feminino da maioria dos mamíferos, incluindo os seres humanos.
 
Conhecendo o útero
 
Nele há uma passagem para que os espermatozóides depositados na vagina tenham condições de alcançar a tuba uterina.
 
Sua função principal é receber o óvulo fertilizado e lhe dartodas as condições para seu desenvolvimento. O óvulo fertilizado se dirige ao útero ainda como um embrião, dentro deste órgão, ele se torna um feto que se desenvolverá no decorrer da gestação.
 
Com relação a sua anatomia, ele apresenta uma a forma de domo, na parte superior das tubas uterinas (conhecida como fundo do útero), uma região central delgada (conhecida como corpo do útero) e uma partemais estreita que possui uma abertura para a vagina (conhecida como colo do útero). Sua parte interior é conhecida como cavidade uterina.
 
Ele possui uma camada muscular intermediária - chamada miométrio - que compõe a porção principal da parede uterina. Na região mais interna desta parede encontra-se o endométrio, tecido ricamente vascularizado composto por capilares sanguíneos; este, éformado com a intenção de nutrir o feto, contudo, sempre que não ocorre a fecundação do óvulo, ele é descartado na menstruação.
 
Curiosidade:
 
Após sair do ovário, o óvulo pode viver no máximo vinte e quatro horas; contudo, ele vive em média dez horas. Após este período ele passará por um processo conhecido como autólise, ou seja, ele se autodestruirá.



OVARIO


O que é 
 
O ovário éum órgão, pretencente ao sistema reprodutor feminino,  presente somente nas fêmeas, incluindo os seres humanos. É neste órgão que são produzidas as células reprodutivas ou óvulos.
 
Normalmente a mulher possui dois ovários, um de cada lado do útero, e estes, são ligados pelas trompas de Falópio.
 
Anatomia do ovário 
 
Com relação a sua anatomia, eles possuem uma forma oval e aplanada,semelhante à de uma amêndoa. Cada ovário apresenta duas partes: uma interna e outra externa.
 
Na mulher adulta, a parte externa abriga uma grande quantidade de folículos de tamanhos diferentes, onde se encontram os óvulos.
 
A cada ciclo menstrual, um folículo é desenvolvido e uma grande quantidade de estrógeno começa a ser secretada. Neste momento o folículo passa a ser chamado de folículo deGraaf. 
 
Produção de hormônios
 
Os ovários produzem hormônios (hormônios sexuais), que, junto com a hipófise, contribuem com o desenvolvimento das características específicas do sexo feminino, além disso, também possui a função de regular a menstruação.
 
Fecundação
 
A fecundação ocorre através da união do espermatozóide com o óvulo, geralmente, ainda na trompa de Falópio. Após isso, éformado o zigoto ou ovo.



Endométrio
publicidade
Dra. Sheila Sedicias (Ginecologista)
O endométrio é um tecido que reveste toda a parede interna do útero e a sua espessura pode variar de acordo com a resposta hormonal. Os valores de referência do endométrio na mulher adulta após a menopausa é de 5 mm, que pode ser observado numa ultrassonografia transvaginal.
Quando a espessura do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • renascimento
  • Renascimento
  • Renascimento
  • Renascimento
  • renascimento
  • O Renascimento
  • Renascimento
  • O Renascimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!