Renascimento

Páginas: 7 (1621 palavras) Publicado: 9 de setembro de 2014
CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL HERMANN HERING
CURSO TÉCNICO EM MECÂNICA









RENASCIMENTO





Ariel Arthur Vieira
Eduardo Gonçalves
Felipe Voigt

























Blumenau (SC)
2014
CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL HERMANN HERING
CURSO DE TÉCNICO EM MECÂNICA











ARIEL ARTHUR VIEIRA
EDUARDO GONÇALVES
FELIPE VOIGTRENASCIMENTO




História do renascimento cultural, artístico e algumas pessoas e importância para este período.






Orientador: Priscilla de Sousa Pereira











Blumenau
2014
SUMÁRIO


INTRODUÇÃO 04

DESENVOLVIMENTO 05-10
1.CONTEXTO HISTÓRICO 05
2.CARACTERISTICAS PRINCIPAIS 06
3.RENASCIMENTO CIENTIFICO 07
4.OBRAS DO RENASCENTISMO 085.PRINCIPAIS PINTORES 09-10

CONCLUSÃO 11

REFERÊNCIAS 12

































INTRODUÇÃO




O período do renascimento ou renascença como também ficou conhecido, ocorreu dentre os séculos XV e XVI, intensificado na Europa pela produção artística e científica.
O renascimento teve grandes nomes como o de Leonardo da Vinci, que foi uma das figurasmais importantes do alto renascimento, além de Michelangelo, Rafael e Botticelli, os principais pintores renascentistas.
Foi um movimento artístico, cultural e científico que abordou temas e interesses a ciência e cultura.
Neste trabalho, trataremos do contexto histórico do renascentismo, suas características mais relevantes, como por exemplo, a valorização da inteligência noser humano. Abrangeremos sobre a renascença científica e seus estudos e também sobre as obras do renascentismo e seus principais pintores italianos, espanhóis, entre outros.


























DESENVOLVIMENTO




1 CONTEXTO HISTÓRICO


As conquistas marítimas e o contato mercantil com a Ásia ampliaram o comércio e a diversificação dos produtos deconsumo na Europa a partir do século XV. Com o aumento do comércio, principalmente com o Oriente, muitos comerciantes europeus fizeram riquezas e acumularam fortunas. Com isso, eles dispunham de condições financeiras para investir na produção artística de escultores, pintores, músicos, arquitetos, escritores, etc.
Os governantes europeus e o clero passaram a dar proteção e ajuda financeira aosartistas e intelectuais da época. Essa ajuda, conhecida como mecenato, tinha por objetivo fazer com que esses mecenas (governantes e burgueses) se Tornassem mais populares entre as populações das regiões onde atuavam. Neste período, era muito comum, as famílias nobres encomendarem pinturas, retratos e esculturas junto aos artistas.
Foi na Península itálica que o comércio mais se desenvolveu nesteperíodo, dando origem a uma grande quantidade de locais de produção artística. Cidades como, por exemplo, Veneza Florença e Gênova tiveram um expressivo movimento artístico e intelectual. Por este motivo, a Itália passou a ser conhecida como o berço do Renascimento.





2 CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS


O renascimento valorizava a cultura greco-romana. Para os artistas da época renascentista,os gregos e romanos possuíam uma visão completa e humana da natureza ao contrário dos homens medievais.
As qualidades mais valorizadas no ser humano passaram a ser a inteligência, o conhecimento e o dom artístico.
Enquanto na Idade Média a vida devia estar centrada em Deus, ou seja o teocentrismo, nos séculos XV e XVI o homem passa a ser o principal personagem ou seja antropocentrismo.
A razãoe a natureza passam a ser valorizadas com grande intensidade. Os homens renascentistas, principalmente os cientistas, passam a utilizar métodos experimentais e de observação da natureza e universo.
Durante os Séculos XIV e XV, as cidades italianas como, por exemplo, Gênova, Veneza e Florença, passaram a acumular grandes riquezas provenientes do comércio, como dito anteriormente. Estes ricos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • renascimento
  • Renascimento
  • Renascimento
  • renascimento
  • Renascimento
  • renascimento
  • O Renascimento
  • Renascimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!