renascimento

Páginas: 13 (3066 palavras) Publicado: 20 de maio de 2014
- CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA COM ASPECTOS ECONOMICOS, POLITICO, TEOLOGICO, ETC.
- PRINCIPAIS OBRAS ARQUITETONICAS E ARQUITETOS DO PERIODO
- ELEMENTOS ARQUITETONICOS RELEVANTES: APRESENTAÇÃO SINTETIZADA
- ASPECTOS URBANOS
- EXPLORAR DEMAIS ARTES
- CURIOSIDADES

(COMENTADO NA ULTIMA AULA: PAREDES DUPLAS NAS CUPULAS)

Primeiro grande movimento cultural burguês dos tempos modernos, oRenascimento enfatizava uma cultura laica (não-eclesiástica), racional e científica. Entretanto, embora tentasse sepultar os valores medievais, sobretudos os teocêntricos, apresentou um entrelaçamento dos novos e antigos valores.

Buscando subsídios na cultura greco-romana, o Renascimento foi a eclosão de manifestações artísticas, literárias, filosóficas e científicas do novo mundo urbano e burguês.Tendo inicio no século XV em Florença, a Renascença, se estendeu a Roma e Veneza e, a partir de 1500, ao resto da Europa.

Os seus elementos principais foram a redescoberta da arte e da literatura clássica da Grécia e de Roma, o estudo científico do corpo humano e do mundo natural.

Inspirando-se, sobretudo, na Antiguidade Clássica, seu elemento principal foi o humanismo. A expressão humanismorefere-se genericamente a uma série de valores e ideais relacionados à celebração do ser humano. O Humanismo levou a concepção do homem como o centro do universo (isto é, o antropocentrismo), o humano ocupando o lugar central até então dominado pelo divino e o extraterreno.

O antropocentrismo (do grego άνθρωπος, “anthropos”, “humano”; e κέντρον, “kentron”, “centro”) é uma concepção queconsidera que a humanidade deve permanecer no centro do entendimento dos humanos, isto é, o universo deve ser avaliado de acordo com a sua relação com o homem.
Começaram também a sobressair valores modernos, burgueses, como o otimismo, o individualismo, o hedonismo, o racionalismo, o naturalismo e o neoplatonismo.

Otimismo se caracteriza por ser uma forma de pensamento. É sinônimo de pensamentopositivo. No Renascimento ele significa poder fazer tudo sem nenhuma restrição e abertura ao novo.

Individualismo é um conceito político, moral e social que exprime a afirmação e liberdade do indivíduo, especialmente diante à sociedade e ao Estado. No Renascimento, colocava-se como antítese do coletivismo da sociedade feudal medieval. Expressava-se nas obras nos destaques em personagensindividuais.

Hedonismo (do grego “hēdonē” que significa prazer) é uma teoria ou doutrina filosófico-moral que afirma ser o prazer individual e imediato o supremo bem da vida humana. Surgiu na Grécia, na época pós-socrática, e um dos maiores defensores da doutrina foi Aristipo de Cirene.

Racionalismo é uma corrente filosófica que iniciou com a definição do raciocínio que é a operação mental, discursivae lógica. O Renascimento defendia a razão como fonte de todo o conhecimento humano. Rompia-se com a supremacia da teologia medieval e com a sujeição do homem à fé.

Naturalismo está centrado na observação e representação fiel da realidade e na experiência.

Neoplatonismo foi uma corrente de pensamento iniciada no século III que se baseava nos ensinamentos de Platão e dos platônicos. Oneoplatonismo foi revivido na renascença italiana por figuras como Marsílio Ficino, os Medici e Sandro Botticelli.

BARSA

A descoberta de novos continentes, a visão antropocêntrica do mundo, a invenção, da bussola e da imprensa, a afirmação dos estados nacionais e a difusão de variadas formas artísticas inspiradas no mundo Greco-latino definiram a configuração do RENASCIMENTO, um brilhante período dacultura europeia que se seguiu a idade media.
Como renascimento designa-se o poderoso movimento artístico e literário que surgiu na Italia dos séculos xv e xvi, irradiando-se depois para a Europa ao norte dos Alpes, promovendo em toda parte um pronunciado florescimento da arquitetura, escultura, pintura e das artes decorativas, da literatura e da musica e um novo enfoque da política.
Embora...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • renascimento
  • Renascimento
  • Renascimento
  • renascimento
  • Renascimento
  • O Renascimento
  • Renascimento
  • O Renascimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!