RENASCIMENTO

Páginas: 11 (2540 palavras) Publicado: 15 de dezembro de 2013
RENASCIMENTO
Renascimento é o nome que se dá ao período que vai do século XV ao XVI.
O Renascimento foi um movimento cultural, e um período da história europeia, considerado como um marco do final da Idade Média e do início da Idade Moderna.
Fundamentado no conceito de que o homem é a medida de todas as coisas, significou um retorno às formas e proporções da antiguidade greco-romana. Estemovimento artístico começou a se manifestar na Itália, mais precisamente em Florença, cidade que a essa altura já tinha se tornado um estado independente e um dos centros comerciais mais importantes do mundo.
Em poucos anos, o renascimento difundiu-se pelas demais cidades italianas (período conhecido como quatrocentos), para se estender pouco a pouco, em fins do século XV, ao resto do continenteeuropeu, no chamado cinquentão, ou renascimento clássico. As bases desse movimento eram proporcionadas por uma corrente filosófica reinante, o humanismo, que descartava a escolástica medieval, até então reinante, e propunha o retorno às virtudes da antiguidade.
HUMANISMO
O Humanismo, poderíamos dizer, teria sido a base epistemológica desse período; o tipo de olhar lançada a toda historicidade quecaracteriza o período renascentista. A valorização do Homem, do indivíduo, do discurso plural e muitas vezes direcionadas e setorizadas rivalizaram com a tentativa de sistemas totalizantes de explicações, e por esse motivo muitos acharam que o Humanismo não se enquadraria numa escola filosófica específica. No entanto, mesmo não havendo sistemas totalizantes de interpretações sistemáticas darealidade, a congruência de um olhar voltado a partir da realidade humana para se explicar o mundo, mesmo que de forma fragmentada, nos coloca na evidência de ao menos concebê-lo como uma corrente filosófica.
A perspectiva de uma tendência secular crescente dada pelo deslumbre da vida nas cidades, fez com que banqueiros ricos, mercadores e comerciantes abastados voltassem seu olhar para o desfrute dessavida em contrapartida a uma expectativa de salvação numa vida futura. Isso não significa um ateísmo latente, mas uma clara dicotomia entre o discurso hegemônico religioso católico e a realidade da vida mundana que se abria para quem tinha recursos na efervescência cultural das cidades renascentistas. A intelectualidade crescente e a busca de outras referências que justificassem o usufruto de umanova posição social de uma classe emergente que diferia do clero, dos nobres e do povo comum, deflagram um movimento cultural que se centra no homem como porta-voz daquilo que deve se constituir a forma de se viver e explicar a realidade. Apesar das polêmicas, o Humanismo como movimento dentro da Renascença se constitui uma gama de olhares que influencia e é influenciado por uma filosofiamultifacetada que se delineia a partir desse novolhar.

NATURALISMO
Naturalismo em arte se refere para a descrição de objetos realísticos ambientes naturais. O movimento do Realismo do século XIX defendeu naturalismo em reação para as estilizadas e idealizadas representações de assuntos em Romantismo, mas muitos pintores adotaram uma aproximação semelhante durante os séculos. Um exemplo de Naturalismoé a obra de arte do artista americano William Bílis Baker, cujas pinturas da paisagem são consideradas algumas dos melhores exemplos do movimento do naturalismo. Uma parte importante do movimento do naturalismo foi a perspectiva de vida de Darwin e sua visão da futilidade do homem contra as forças da natureza.
O Naturalismo começou no começo da era da Renascença, e se desenvolveu mais durante aRenascença, como por exemplo, a Escola Florentina.
Naturalismo é um tipo de arte que presta atenção em qualquer detalhe preciso e retrata objetos e coisas como são.
Teve grande força no Renascimento, afinal era um movimento de "volta" ao pensamento cientifico, e "desprezo" do cunho magico que a Igreja Católica dava a todas as coisas (exe., se chovia, não era porque as nuvens estavam cheias de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • renascimento
  • Renascimento
  • Renascimento
  • renascimento
  • Renascimento
  • renascimento
  • O Renascimento
  • Renascimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!