Renascimento

Páginas: 11 (2591 palavras) Publicado: 21 de setembro de 2013
O início do Renascimento Italiano
O Renascimento artístico surgiu na Itália, no século XV, em especial em Florença. A situação do país fornecia condições para sediar o movimento: vida urbana e comercial intensa, que amenizava as características do feudalismo, forte no resto da Europa (a Itália, ainda no século IX, auge do feudalismo, mantinha comércio com o Oriente) e emancipação pioneira daburguesia e dos artesãos livres das cidades. No caso de Florença, em especial, temos ainda as famílias de banqueiros como os Médici e os Strozzi, que acabam por patrocinar as artes. Essa nova arte, criada nesse cenário, foi inspirada por Boccaccio, Petrarca e os filósofos humanistas do século XIV e XV, bem como pelos ideais clássicos.
É importante notar que o termo Renascimento foi utilizado pelospróprios artistas renascentistas para contraporem os trabalhos da época aos da Idade Média, que designavam como "Idade das Trevas". Não é um termo correto pois, além de pressupor a ausência de manifestações artísticas desde a Antiguidade, sugere que tenha havido um retorno estrito à cultura greco-romana.
Apesar dos artistas do período terem efetivamente se inspirado na cultura clássica, suasobras estão impregnadas com os valores da época em que viviam. Esses valores imprimiam aos seus trabalhos características próprias. Brunelleschi (1377- 1446), Masaccio (1401-28) e Donatello (1386 -1466) são considerados os artistas mais representativos do início da renascença italiana, tendo construído as bases do movimento e inspirado seus sucessores.
Na arquitetura, Filippo Brunelleschi pode serconsiderado o principal mestre dos artistas italianos do quatrocento. Procurou criar um processo de construção novo, utilizando-se das formas da arquitetura clássica na criação de harmonia e beleza. Um exemplo disso é a Catedral de Florença, em que cobriu o imenso espaço entre os pilares para assentar um zimbório com a medida clássica, inspirada na arquitetura romana.
Além de ser considerado um dospais da arquitetura da renascença, a ele é atribuída a descoberta de um novo esquema de perspectiva, largamente utilizada por outro grande nome do período: o pintor Masaccio, em trabalhos como "O Imposto". (Alguns autores defendem que essa invenção foi conjunta de Brunelleschi, Masaccio e Donatello).
Masaccio, apesar da vida curta e das poucas obras deixadas, provocou uma verdadeira revolução napintura. "A Trindade", afrescos da Igreja Dominicana de Santa Maria Novella, é uma boa amostra de sua arte. A perspectiva nesse trabalho foi utilizada para conferir dramaticidade a cena representada. Na escultura do período temos o mestre florentino Donatello. Como exemplo de seu trabalho, a escultura de São Jorge realizada para a igreja florentina de Or San Michele. Seus pés estão fincados aochão, seu rosto mostra concentração e energia. Os contornos são precisos, baseados em observação do corpo humano.

Alto Renascimento na Itália
Esse curto período (1500 - 1520) concentra trabalhos brilhantes de artistas que são admirados como verdadeiros ícones da civilização ocidental. Alguns autores de história da arte tradicional (como Giorgio Vasari) chegam mesmo a afirmar que trata-se doperíodo ápice da história da arte - afirmação bastante controversa, uma vez que os parâmetros para tal tipo de avaliação são bastante subjetivos e envolvem uma série de julgamento de valores.
De qualquer forma, tamanho foram as realizações desse período, que muitos artistas e críticos que o sucederam ficavam com a impressão que não restava mais nada a ser feito, ou nada que pudesse suplantá-los.
Nãoresta dúvida que a arte produzida na Alta Renascença pode ser considerada como elevadíssima, de uma qualidade impressionante. Teve profunda influência sobre as gerações de artistas que o sucederam e sobre os próprios parâmetros artísticos.
Vários mestres conviveram nesse período desenvolvendo ótimos trabalhos, mas as figuras absolutamente geniais de Leonardo da Vinci (1452- 1519), Michelângelo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • renascimento
  • Renascimento
  • renascimento
  • Renascimento
  • renascimento
  • O Renascimento
  • Renascimento
  • O Renascimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!