renascimento

Páginas: 6 (1366 palavras) Publicado: 9 de setembro de 2013
O que é renascimento
Renascimento (ou Renascença) foi um movimento cultural e simultaneamente um período da história europeia, considerado como um marco do final da Idade Média e o início da Idade Moderna. Começou no século XIV na Itália e difundiu-se pela Europa no decorrer dos séculos XV e XVI.
Além de atingir a Filosofia, as Artes e as Ciências, o Renascimento fez parte de uma ampla gama detransformações culturais, sociais, econômicas, políticas e religiosas que caracterizam a transição do Feudalismo para o Capitalismo. Nesse sentido, o Renascimento pode ser entendido como um elemento de ruptura(rompimento), no plano cultural, com a estrutura medieval.
O Renascimento Cultural manifestou-se primeiro nas cidades italianas, de onde se difundiu para todos os países da EuropaOcidental. Porém, o movimento apresentou maior expressão na Itália.

Quais foram os principais nomes do renascimento
Giotto di Bondone (1266-1337) - pintor e arquiteto italiano. Um dos percursores do Renascimento. Obras principais: O Beijo de Judas, A Lamentação e Julgamento Final.

Michelangelo Buonorroti  (1475-1564)- destacou-se em arquitetura, pintura e escultura.Obras principais: Davi, Pietá,Moisés, pinturas da Capela Sistina (Juízo Final é a mais conhecida).

Rafael Sanzio (1483-1520) - pintou várias madonas (representações da Virgem Maria com o menino Jesus).

Leonardo da Vinci (1452-1519)- pintor, escultor, cientista, engenheiro, físico, escritor, etc. Obras principais: Mona Lisa, Última Ceia.

Sandro Botticelli - (1445-1510)- pintor italiano, abordou temas mitológicos ereligiosos. Obras principais: O nascimento de Vênus e Primavera.
Giovanni Boccaccio -Seus principais livros foram: Mulheres Célebres (1362), 104 biografias de mulheres conhecidas por seus vícios e virtudes; II Filocolo; II Filostrato; (1337/39) La Teseida; Amorosa Visione (1342); Fiammetta (1343); II Corbaccio (1354/55); e ainda, sobre Dante e Petrarco, Sobre a vida e os hábitos de Francisco Petrarcae Vita di Dante e commento sopra la Divina Comédia.
Ticiano( 1477-1576) – Foi um dos mais fecundos pintores do Renascimento italiano. Dedicando-se exclusivamente a pintura, produziu quadros dos mais diferentes gêneros (paisagens, retratos) E TEMAS ( religiosos ou mitológicos). Entre suas obras destacam-se: A fonte do amor e Vênus deitada.

Michel Eyquem de Montaigne (1533-1592) foi um escritore ensaista francês, considerado por muitos como o inventor do ensaio pessoal. Nas suas obras, analisou as instituições, as opiniões e os costumes, debruçando-se sobre os dogmas da sua época e tomando a generalidade da humanidade como objeto de estudo. É considerado um cético e humanista. Se interessava por autores antigos, especialmente os latinos mas também gregos, pois encontrava máximas ereflexões que o ajudavam na sua vida diária e na sua auto-descoberta.
Obras: Ensaios
Miguel de Cervantes Saavedra (1547-1616) foi romancista, dramaturgo e poeta espanhol. Seu trabalho é considerado entre os mais importantes em toda a literatura mundial. Com Don Quixote de la Mancha, uma sátira aos romances de cavalaria, tornou-se o precursor do realismo na Espanha. Em sua vida, tudo conspirou contrasua carreira de escritor. Lutou na batalha naval de Lepanto, contra o império turco, onde teria perdido o movimento das mãos. Ingressou na literatura publicando alguns poemas, mas inicialmente não obteve êxito em sua incursão como escritor. Obteve a consagração como escritor apenas aos 58 anos.
Obras: Dom Quixote, Galatea
William Shakespeare (1564-1616) foi um poeta e dramaturgo inglês, tidocomo o maior escritor do idioma inglês e o mais influente dramaturgo do mundo. De suas obras restaram até os dias de hoje 38 peças, 154 sonetos, dois longos poemas narrativos, e diversos outros poemas. Suas peças foram traduzidas para os principais idiomas do globo, e são encenadas mais do que qualquer outro dramaturgo. Muitos de seus textos e temas, especialmente os do teatro, permaneceram vivos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • renascimento
  • Renascimento
  • Renascimento
  • renascimento
  • Renascimento
  • renascimento
  • O Renascimento
  • Renascimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!