Renascimento e humanismo

Páginas: 10 (2391 palavras) Publicado: 7 de maio de 2013
O RENASCIMENTO
O termo “Renascimento” foi empregado pela primeira vez em 1855, pelo historiador francês Jules Michelet, para referir-se ao “descobrimento do Mundo e do homem” no século XVI. O historiador suíço Jakob Burckhardt ampliou este conceito em sua obra “A civilização do renascimento italiano” (1860), definindo essa época como o renascimento da humanidade e da consciência moderna, após umlongo período de decadência.
Renascimento, período da história europeia, é caracterizado por um renovado interesse pelo passado greco-romano clássico, especialmente pela sua arte. O Renascimento começou na Itália, no século XIV, e difundiu-se por toda a Europa, durante os séculos XV e XVI. 
Ao discutirmos a transição da Antiguidade Clássica para a Idade Média, podemos aludir a uma grande crise– a ascensão do Islã – que separa as duas eras. Nenhum acontecimento comparável divide a Idade Média do Renascimento. Os séculos XV e XVI testemunharam avanços do mais longo alcance: a queda de Constantinopla e a conquista do sudeste da Europa pelos turcos; as viagens de navegação, que levaram à fundação de impérios ultramarinos no Novo Mundo, na África e na Ásia, com a consequente rivalidade entreas duas maiores potências coloniais, Espanha e Inglaterra; as profundas crises espirituais da Reforma e da Contra-Reforma. Contudo, nenhum desses fatores pode ser apontado como deflagrador da nova era. Na época em que ocorreram, o Renascimento estava em formação. Assim, não é de surpreender que os estudiosos discordem quanto às causas do Renascimento, como os proverbiais cegos que, após tentaremdescrever um elefante, nunca chegam a uma conclusão esclarecedora. Mesmo que descartássemos os poucos que negariam totalmente a existência do animal, ficaríamos com inúmeras opiniões divergentes. Cada ramo de estudo histórico desenvolveu sua própria imagem do período. Sobrepondo-se umas às outras, essas imagens não coincidem, e desse modo nossa concepção do Renascimento fica sujeita a variações àmedida que nos concentramos em suas diferentes manifestações: artes plásticas, música, literatura, filosofia, política, economia ou ciência. Talvez o único ponto que obteve o consenso da maioria dos especialistas seja a constatação de que o Renascimento teve início quando as pessoas perceberam que não viviam mais na Idade Média.
Essa afirmação não é tão simplória quanto pode parecer, pois oRenascimento foi o primeiro período da história a ser consciente de sua própria existência e também a cunhar um termo para se autodesignar. O homem medieval não imaginava pertencer a uma era distinta da Antiguidade Clássica; o passado, para ele, consistia simplesmente em “a.C.” e “d.C.”; a história, sob esse ponto de vista, faz-se no céu, e não na terra. O Renascimento, ao contrário, não dividiu opassado de acordo com o plano divino da salvação, mas sim com base nas ações humanas. A Antiguidade Clássica era vista como o período em que o homem atingira o apogeu de seu poder criador e que terminara abruptamente devido aos bárbaros que tinham destruído o Império Romano. Pouco se realizara no intervalo de mil anos de “trevas” que então se seguiu, mas agora, finalmente, esse “tempo intermediário” ou“Idade Média” dava lugar a um ressurgimento de todas aquelas artes e ciências que haviam florescido nos tempos antigos. O presente podia ser, então, adequadamente chamado de “renascimento” – renaissance em francês e, por adoção, também em inglês. A origem dessa visão revolucionária da história pode ser buscada nos anos de 1330, nos escritos do poeta italiano Petrarca, o primeiro dos grandeshomens que deram início ao Renascimento. O fato de o Renascimento dever sua origem à mente de um único homem é, por si só, um comentário bastante significativo acerca da nova era, pois Petrarca corporifica duas características proeminentes do Renascimento: o individualismo e o humanismo. O individualismo – uma nova autoconsciência e autoconfiança – permitiu-lhe afirmar, contra toda autoridade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Humanismo e Renascimento
  • Humanismo e renascimento
  • Humanismo e renascimento
  • O HUMANISMO NO RENASCIMENTO
  • Renascimento e Humanismo
  • Humanismo no Renascimento
  • Humanismo e Renascimento Sintese
  • renascimento humanismo reforma e contrareforma

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!