Renascimento na Itália e nos Países Baixos - Resumo e questionário com gabarito

Páginas: 8 (1889 palavras) Publicado: 18 de outubro de 2013
 Colégio Salesiano Dom Bosco Assunção

O Renascimento na Itália




















O Renascimento na Itália
Introdução
O Renascimento foi o movimento cultural na Europa nos anos de 1300 à 1650, onde houve o ressurgimento dos ideais greco-romanos, apesar de eles não terem desaparecido por completo no período medieval.
Durante o movimento, a característica maisapreciada e vista era o humanismo, onde o ser humano e a natureza eram destacados em detrimento ao divino e sobrenatural, que eram mais retratados na Idade Media. Outros aspectos da Arte do período eram a racionalidade e a dignidade humana.
Arquitetura
O arquiteto renascentista buscou espaços em que as partes do edifício parecessem proporcionais entre si. Procurou, também, uma ordem que superassea busca do infinito das catedrais góticas.
Filippo Brunelleschi, pintor, escultor e arquiteto, foi um dos primeiros a expressar esses ideais. Teve destaque como construtor e teve grande participação na construção da catedral de Santa Maria del Fiore, em Florença, que tinha suas obras terminadas em 1369, mas o espaço da cúpula fora deixado aberto e só seria projetado em 1420, por Brunelleschi,que se basearia em cúpulas romanas.
Pintura
Na pintura, predomina-se uma interpretação cientifica do mundo, que se traduz nos estudos da perspectiva, baseada em princípios matemáticos e geométricos. Com a perspectiva, surge outra característica: o uso do claro-escuro, onde umas áreas eram pintadas iluminadas e outras na sombra, o que dava a aparência de volume e intensificava o realismo.Outro aspecto era a formação de um estilo pessoal, quando o artista se tornava um criador independente e adquiria características próprias.
Vários pintores se destacaram. Entre eles, temos:
Pierro dela Francesca, que produzia suas obras com composições geométricas, chegando até a reduzir as figuras em formas como o cubo e a esfera, como no díptico O duque e sua esposa.
Já Sandro Botticelli, éconsiderado o pintor que melhor transmitiu, no desenho, um ritmo suave e gracioso as figuras. Pintava geralmente temas da Antiguidade Grega e a tradição cristã, buscando expressar seu próprio ideal de beleza. Entre suas obras, temos, por exemplo, A Primavera.
Com diversos interesses, Leonardo Da Vinci se dedicou a estudos da perspectiva, óptica, proporções e anatomia, além de criar obras quehoje são conhecidas mundialmente, como a Mona Lisa, A virgem e o menino e A Ultima Ceia.
O principal trabalho de Michelangelo foi entre 1508 e 1512, quando pintou o teto da Capela Sistina, no Vaticano, no qual concebeu grande numero de cenas do Antigo Testamento.
Já o pintor Rafael Sanzio é considerado o pintor que melhor desenvolveu os ideais clássicos de beleza: harmonia e regularidade deformas e cores. Tornou-se muito conhecido por pintar as figuras de Jesus e Maria, e seu trabalho virou modelo para o ensino de pintura em escolas tradicionais.
Escultura
Na escultura do Renascimento, destacaram-se os artistas Michelangelo e Verrocchio. O segundo, teve sua obra influenciada por um antigo trabalho em ourivesaria, já que algumas de suas obras possuem detalhes que lembram trabalhosde ourives.
Entre elas, destaca-se a obra Davi, que retrata o personagem bíblico depois de vencer o gigante Golias. Por serem duas figuras extremamente diversas entre si, são inevitáveis as comparações da escultura de Michelangelo e Verrocchio, que tratam do tema e levam o mesmo nome.
























Palavras-chaves
- Humanismo: valorização do ser humano eobservação e experimentação da natureza com Racionalidade e dignidade humana: ideias também presentes e retratadas na maior parte das obras, traduzidos no rigor cientifico.
- Ideais Greco-romanos: a cultura clássica vai ser revalorizada durante o Renascimento, apesar de não ter desaparecido no período medieval.
- Perspectiva: seguia os princípios da matemática e da geometria. Usada nas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Renascimento na Alemanha e nos Países Baixos.
  • Arte
  • Renascimento na Alemanha e nos países baixos
  • Renascimento nos Países Baixos
  • Renascimento nos Países Baixos
  • Paises baixos
  • Renascimento na Itália
  • Países Baixos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!