RENASCIMENTO CULTURAL E URBANO NA MODERNIDEDE

630 palavras 3 páginas
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO Este trabalho vai nos falar sobre o Renascimento cultural e urbano na modernidade.Nos mostra como foi uma época de grandes descobertas culturais.
Explicar como os escritores da época colocavam o ser humano no centro de todos os interesses.
DESENVOLVIMENTO

O Renascimento foi uma época de grandes avanços na história,pois foi uma época de grandes descobertas culturais, pois o povo pode mostra suas idéias e valores.O autor do livro História Sociedade e Cidadania,nos mostrou bem como o Renascimento cultural foi abordado neste capitulo.
O Renascimento foi um movimento cultural que começou nas cidades italianas no século xlv e se propagou pela Europa nos séculos seguintes.Vimos também que a aliança do rei com a burguesia contribuiu para fortalecimento do poder real.E com essas mudanças novos valores,idéias e atitudes apareceram.

O autor do livro se inspiro em varias obras de pintores, escultores e escritores do Renascimento para compor este capitulo do livro,como Giotto,Sandro Botticelli, Leonardo da Vinci,Rafael de Sanzio, Michelangelo Buonarroti,Dante Alighieri ,Francesco Petrarca e Nicolau Maquiavel. Este último é autor de O príncipe manual que ensina como o governante deve agir para conquistar e manter o poder.
Com o Renascimento,surgiram também os humanistas,homens que queriam melhorar o ensino nas universidades.O movimento liberado por esses pensadores chamou-se humanismo,pois seu principal objetivo era o conhecimento do homem, de seu corpo,sua história, idéias e emoções.
Uma pessoa também muito importante no Renascimento foi Galileu galilei considerado o criador da física moderna. Só que para a Igreja da época as descobertas de Galileu era muito perigosa pois ele escrevia suas obras em italiano, a língua do povo assim todos podiam entender já a igreja escrevia em

Relacionados