renascimento comerial urbano

585 palavras 3 páginas
1: ) O renascimento comercial e urbano desencadeou o processo de formação do capitalismo. A dinamização das atividades econômicas foi acompanhada da expansão das atividades de crédito, inclusive a prática dos empréstimos a juros. A mentalidade ainda fortemente religiosa, ao condenar a usura, acabava criando obstáculos para o pleno desenvolvimento do capitalismo.
2: O aumento da população e da circulação econômica seriam os principais indícios.
3: A aceitação parcial da usura com a invenção do purgatório, abriu as possibilidades mentais. Isso fez com que as práticas financeiras pudessem ser mais aceitas e a nova maneira de se encarar a economia fosse, em longo prazo, se desenvolvendo.
Esta prática leva à expansão de uma classe de especuladores e credores que vivem do capital,
• tal prática inicia uma separação entre os que detêm o capital e aqueles que trabalham,
• o acúmulo de riquezas e/ou bens de capital são reinvestidos para gerar mais capital, o que acaba acarretando expansão das atividades econômicas, sobretudo dos empreendimentos comerciais.
4:progressivamente, uma maior divulgação do saber nos vários campos do conhecimento.
5:

6: O protestante calvinista se transfere ao mundo enquanto arena de sua devoção sagrada e o transforma a partir de seus peculiares princípios religiosos, realizando não uma simples adequação de valores ao que poderia já existir de nascente ou necessário ao secular econômico que contempla – o capitalismo ocidental. Mas, em verdade, atua em autonomia a subordinar este encontro social à mecânica de uma existência racionalizada, oriunda e construída a partir dos fundamentos religiosos que lhe são elementos particulares de sua ética própria
7: A queda do sistema feudal foi se dando por (e gerando) mudanças no homem e na sociedade, o que afetou também a hegemonia clerical.
Como acontecera na Grécia antiga, o homem precisava agora de outras explicações para a realidade à sua volta. Com o advento das Grandes Navegações, os

Relacionados