Renascimento Barroco e Rococó

Páginas: 3 (674 palavras) Publicado: 3 de maio de 2015
1) Quais são as principais evoluções técnicas na arte renascentista no século XV e qual o seu significado em relação ao contexto artístico da época? 
Esse período foi marcado por grandesdescobertas, quando os artistas italianos se voltaram para as matemáticas a fim de estudar as leis de perspectiva e para a anatomia a fim de estudar a construção do corpo humano. A arte se torna autônoma, nacultura renascentista o que vale é o mundo material, o homem controla o mundo, a ciência e a natureza. A forma tem mais valor do que o conteúdo, nessa época o que prevalecia era a beleza da obra.

2)Disserte sobre o conceito de autonomia da arte no Renascimento com base em Arnold Hauser. 
Segundo Arnold Hauser, a autonomia da arte significa para a renascença meramente a independência da igreja eda metafisica proposta pela igreja, não subentende, portanto, uma autonomia absoluta e universal. O artista escapa à influência de clero mas, entra em relação ainda mais íntima com os humanistas e seusseguidores. No entanto, a arte está longe de tornar-se uma serva da ciência no sentido em que era “servada teologia”, na Idade Média.

3) Como se caracterizam o tratamento do espaço, das figuras esua organização geral na pintura maneirista “O Juízo Final” de Michelangelo?
Na obra, “O Juízo Final” de Michelangelo, o teto possui traços renascentistas, mas o altar que foi pintado 20 anos depoispossui traços do estilo maneirista, a desordem e o caos estão presentes nessa obra, e a perspectiva de tamanho diverge. O naturalismo representado é relativo, por exemplo nos personagens. Há também arelação de mitologia e figuras religiosas que se misturam, como as representações de Jesus como figura religiosa e Caronte, da mitologia.
 
4) De que forma o Barroco se distingue da Renascença quanto àorganização do espaço da pintura, ao tratamento das figuras, sua iluminação e estruturação geral da obra? 
O Barroco se diferencia da Renascença nos seguintes aspectos: o Barroco é ligado à ideia de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • barroco e rococó
  • Barroco e Rococo
  • Barroco e rococó
  • barroco e rococo
  • Barroco e Rococo
  • Barroco e rococo
  • rococó e barroco
  • Barroco e rococó

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!