Renê descartes

Páginas: 4 (859 palavras) Publicado: 21 de maio de 2012
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Direito Noite - ___º Período
Disciplina: Filosofia I

Rene Descartes

Alunos:

Cidade
Mês 2012
Rene Descartes

Será que todas as coisasque já penetraram em minha mente não são mais verdadeiras do que as ilusões dos meus sonhos? Ou talvez, toda minha vida seja algum tipo de sonho, incluindo a crença que tenho um corpo? Será que há umgênio maligno tentando me enganar de que o que penso ser realidade é ilusão? Poderia me levar a crer que pensar é não existir?
Nas Primeiras décadas do século XVII estas e centenas de outras perguntasfaziam parte do cotidiano e do método investigativo do filósofo francês Rene Descartes.
“Penso, logo existo”, disse ele. Com exercício da subjetividade e a confiança na razão, Descartes revolucionouo pensamento filosófico e cientifico, até então subordinado a autoridade da igreja, a escolástica e aos líderes políticos ditos escolhidos por Deus.
Contra as disputas religiosas sangrentas quereinavam na Europa, Descartes ofereceu a razão, o seu subjetivismo que valorizava o sujeito cientifico indicava o caminho para a objetividade e para o rigor intelectual igualitariamente.
Ele colocou aoalcance de todos as ferramentas para a descoberta da verdade. Sua tese mais importante foi propor que cada um pensasse por si mesmo. A autoridade da filosofia passou a se fundar não mais nas escriturasou nos sábios, mas na mente do filosofo.
Esse paradoxo da objetividade dentro da subjetividade com a exigência da certeza e a isenção da dúvida, para o êxito da investigação científica inaugurou umnovo estágio no pensamento filosófico, motivo pelo qual, Descartes é considerado o pai da Filosofia moderna.
Rene Descartes ou Renato Cartesius, como ele se assinava em latim, nasceu em 1596 napequena La Haye, na França. De família aristocrática, órfão de mãe, estudou no colégio Jesuíta La Fleche e formou-se em Direito e acabou se alistando como voluntário militar na guerra dos 30 anos no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Rene Descartes
  • René Descartes
  • René Descartes
  • René Descartes
  • René descartes
  • Rene Descartes
  • René descartes
  • Rene Descartes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!