René Descartes

Páginas: 5 (1238 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Descartes
René Descartes
Descartes foi um importante filósofo, matemático e físico francês do século XVII. Também fez estudos nas áreas da Epistemologia e Metafísica. Descartes é considerado o pioneiro no pensamento filosófico moderno.
Descartes nasceu na cidade de La Haye (França) em 31 de março de 1596.
Descartes morreu na cidade de Estocolmo (Suécia) em 11 de fevereiro de 1650.
SuasPrincipais realizações
 Sugeriu a união entre os estudos da Álgebra e Geometria, criando Geometria Analítica.
Desenvolveu o Sistema de Coordenadas, também conhecido como Plano Cartesiano.
Desenvolveu o Método Cartesiano no qual defende que só se deve considerar algo como verdadeiramente existente, caso possa ser comprovada sua existência. Também conhecido como Ceticismo Metodológico, segue oprincípio de que devemos duvidar de todos conhecimentos que não possuem explicações evidentes. Este método também se baseia na realização de quatro tarefas: verificar, analisar, sintetizar e enumerar.

Principais obras
Regras para a direção do espírito (1628)
Discurso sobre o método (1637)
Geometria (1637)
Meditações Metafísicas (1641)

Uma Frase
‘’Penso, Logo Existo’’

Descartes apósinúmeras observações sobre a educação na qual foi formado entendeu que havia sido enganado por falsas opiniões. Decide então buscar novos caminhos para fundar uma nova ciência que sirva de base filosófica para o desenvolvimento do conhecimento humano.

Percebendo que não encontrava sabedoria suficiente no espaço que habitava, pois estava impregnado de conhecimentos duvidosos o filósofo buscou novasexperiências em viagens para conhecer outras culturas. Medida que acreditou ser importante para descobrir um conhecimento sólido e em seguida desenvolver sua filosofia.

Durante suas viagens encontrou um lugar tranqüilo para se dedicar as suas meditações. Logo no início percebeu que não seria necessário provar que todas coisas eram falsas, isso era impraticável. Porém, durante sua pesquisa aqualquer traço de incerteza que surgisse na tentativa de conhecer algo seguro, por garantia rejeitaria como verdade. Considerando todas essas questões compreendeu também que seria impossível duvidar de todas as ciências, isso levaria a vida toda e não resolveria o problema, contudo sabendo que nas suas bases haviam enganos e muitas incertezas, a sua dúvida se preocupou essencialmente sobre asfundamentações da ciência tradicional.

Descartes percebe que tudo que havia aprendido até o momento estava baseado pelos sentidos, porém foi por meio deles que fora enganado. Assim, o filósofo compreendeu que confiá-los seria incerto, então resolveu rejeitar os sentidos como possibilidade para alcançar a verdade.

Sobretudo, Descartes apresentou a seguinte problemática: ainda que os sentidos nosenganem haviam situações confusas que normalmente não duvidaria, por exemplo, como poderia negar a presença das coisas que estavam ao meu redor? No seu entendimento, apenas os insensatos poderiam defender essa ideia de negar algo que não estava na suas frente, ou seja, o filósofo descarta refutar os sentidos a partir de um modo vulgar, sem critério.

Descartes analisando como mais cuidado encontraalgo que pelos sentidos o ser humano seria enganado com freqüência, o sonho. Surge neste momento o primeiro grau da dúvida dos sentidos, então explica: sou um homem e quando durmo no meu pensamento as mesmas representações surgem de quando estou acordado, por exemplo, quantas vezes já sonhei dormindo nesta cama que estava em outro lugar? Sei que acordado tenho o controle das minhas ações, porémdurante o sono fui muitas vezes enganado imaginando que estaria acordado. Por conseguinte, não posso assegurar de fato se o que está acontecendo agora, se estou acordado ou dormindo neste momento.

Mais ainda, imaginamos que estamos adormecidos ao abrir os olhos tudo o que observamos são falsas ilusões. Porém, nossas representações durante o sono não podemos dizer que não exista, elas são como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Rene Descartes
  • René Descartes
  • René Descartes
  • Renê descartes
  • René Descartes
  • René descartes
  • Rene Descartes
  • René descartes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!