René Descartes e a Filosofia Moderna

Páginas: 6 (1418 palavras) Publicado: 19 de agosto de 2014
Filosofia moderna
A palavra modernidade:
Quando utilizamos a palavra moderno podemos compreender que há ações de ruptura com a tradição (social, política, cultural) presente, freqüentemente acompanhará a idéia que o progresso existe e que o novo será mais benéfico que o antigo.

A filosofia moderna séc. XVII
A baixo será apresentadas as principais causas do surgimento da Filosofia moderna,há quatro fatores que são considerados os principais contribuintes desse novo pensamento filosófico, são eles:

1 - Movimento Renascentista;
2 - Reforma religiosa;
3 - Descoberta da América;
4 - Revolução cientifica séc. XVII.

O movimento Renascentista (final do século XV inicio do século XVI) que tem sua origem na Itália, vai expor novamente a cultura grego romana destacando por meiodas obras clássicas como as de Platão, desprezando um pouco os pensamentos Aristotélicos. Em dados históricos percebe-se que o europeu estava saindo da idade média (século das trevas) nesse período.
Renasce os valores Greco romanos, e com isso volta a importância que os homens tinham antes da Idade Média, o renascimento rompe com os pensamentos estipulados pela igreja da superioridade divina epõe novamente o homem no centro, na idade media o homem é fruto do pecado, é um ser degenerado expulso do paraíso, Renascimento retoma a dignidade humana, o homem é um se perfeito e divino. E
Em síntese o renascimento nada mais é que a valorização do humanismo, tira-se Deus do pedestal de admiração que foi imposto na Idade Média e coloca-se novamente o homem, como núcleo, centro de admiração,como peça fundamental da existência humana, ou seja, estima-se o pensamento antropocêntrico.
O pensamento renascentista vai dizer que o homem tem importância e ele assim como o corpo humano deve ser apreciados com toda sua beleza.

''O homem é o centro de todas as coisas...''
Protágoras

O século XVII tornou-se o palco de reflexões decisivas para o surgimento da chamada ciência moderna,decorrente da afirmação de novos métodos para investigar a natureza. Foi nesse período que surgiu novas teorias filosóficas, divididas em duas tendências principais: o racionalismo e o empirismo.

O Racionalismo:

O racionalismo da prioridade a razão para a inquietação da realidade por meio de idéias inatas, os racionalistas acreditavam que as ilusões e os enganos eram gerados pelossentidos, e que era papel da razão guiá-los e corrigi-los.
Podemos dizer que em alguns aspectos o pensamento racionalista possui semelhanças com a visão platônica, segundo a qual reconhecer é recordar as idéias pré-existentes na alma. Um dos representantes mais importantes da filosofia moderna é o Frances René Descartes.











René Descartes (1596 - 1650)

Para muitos o filosofoFrances René Descartes é considerado o pai da filosofia moderna. Descartes vai por em questão o pensamentos verdadeiro e como sabes se o que pensamos é realmente o correto.
Ele vai fazer uma serie de objeções na nossa capacidade de conhecimento, vai desconfiar radicalmente dos nossos sentidos, pois crê que os sentidos não representam uma fonte de conhecimento seguro.
Para Descartes só poderiamser consideradas verdades absolutas as questões que não dariam margem para contestação ou duvidas, ele então cria um método de conduzir a razão. Descartes definia o homem como um composto de intelecto e matéria, ele buscava compreender as possibilidades intelectuais de corrigir os enganos dos sentidos. Utilizava a matemática como modelo perfeito de ciência, pois suas afirmações eram evidentes,universais e racionalmente demonstráveis.
Segundo Descartes a importância suprema deveria ser serviço da razão pois os sentidos são fonte de erros e distorções da realidade. A razão é a fonte do saber - toda a fonte racional será a base para conhecer os elementos da verdade.

Questionamentos de René Descartes:
''Afinal do que eu posso ter certeza''
''Qual o caminho em direção a certeza''...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • René Descartes
  • René descarte, o pai da filosofia moderna
  • Filosofia de Rene Descartes
  • Filosofia
  • Filosofia Moderna Descartes
  • Bacon e descartes
  • A vida e obra da filosofia de rene descartes
  • Relação entre a Filosofia de René Descartes e o nascimento da Psicologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!