Remuneração

Páginas: 5 (1027 palavras) Publicado: 17 de outubro de 2011
REMUNERAÇÃO FUNCIONAL
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

JUNHO DE 2011
INTRODUÇÃO

Vivemos em um ambiente com transformações constantes: a humanidade sofre diariamente mudanças nos aspectos legais, econômicos, sociais e organizacionais. A economia global muda e as empresas também mudam.
A remuneração funcional, ou remuneração por cargo, é a forma mais tradicional utilizada pelas empresaspara recompensar seus funcionários por seu trabalho, representando ainda hoje a âncora, ou seja, a maior parcela de mix total de remuneração.

REMUNERAÇÃO FUNCIONAL, O QUE É?
Também conhecida como Plano de Cargos e Salários, a remuneração funcional, ou remuneração por cargo, é a forma mais tradicional e utilizada pelas empresas.
É um dos sistemas de remuneração mais tradicionais existente etambém o mais usual nas empresas em geral. É feita com base em uma pesquisa externa dos salários praticados para cada cargo dentro da empresa. Esta forma de remuneração é interessante para aquelas empresas que sofreram uma rápida expansão ou grandes transformações em um curto espaço de tempo, pois é freqüente que essas organizações fiquem consideravelmente “bagunçadas”. A remuneração funcional éimplantada em conjunto com um sistema de cargos e salários para a adoção de conceitos que ajudarão a promover o equilíbrio interno.
Foi desenvolvida para a chamada empresa burocrática, organizada segundo os seguintes princípios:
* Divisão rígida de funções e tarefas;
* Linhas de autoridade e responsabilidades bem definidas;
* Foco no controle.
O sistema de remuneração funcional promoveo equilíbrio interno e externo. O equilíbrio externo consiste na adequação dos salários da empresa em relação ao valores praticados no mercado, em função de pesquisas salariais e o equilíbrio interno ocorre após avaliação de todos os cargos e aplicação de uma regra geral para estabelecimento dos salários, gerando um sentimento de justiça entre os empregados.
O sistema de remuneração funcional écomposto de: descrição de cargo, avaliação de cargos, faixas salariais, política para administração dos salários e pesquisa salarial. Para algumas empresas, o sistema tornou-se desinteressante em função de divergências com as práticas gerenciais adotadas. Uma boa saída para sanar as divergências encontradas é a continuidade da prática do sistema de remuneração funcional com restrições em algunscomponentes e/ou adaptação da metodologia, tornando-a mais moderna. Algo como alterações das descrições de cargos, ampliação das faixas salariais, mudanças na avaliação de cargos e adoção de uma política para administração de salários focada nos negócios e interesses da empresa e dos empregados.
A descrição de cargos normalmente, é realizada pelo superior hierárquico do cargo descrito ou por umprofissional da área de RH, com base em entrevistas e observações.
A descrição costuma conter os seguintes dados:
* Título do cargo;
* Título do cargo do superior imediato;
* Missão ou sumário de atividades;
* Responsabilidades;
* Limites de autoridade sobre pessoas;
* Orçamentos e outros recursos e requisitos em termos de
* experiência e formação.
Já a avaliação doscargos consiste em transformar os parâmetros qualitativos em dados quantitativos, de tal forma que se possa estabelecer uma base única de comparação.
Os critérios de avaliação focalizam quatro áreas básicas:
* Conhecimento e habilidades;
* Complexidade das atividades;
* Escopo e nível de responsabilidade;
* Condições gerais de trabalho.
A estratégia de remuneração a ser adotadadeve ser compatível com o perfil de profissional que a empresa pretende atrair e reter, sendo necessário estabelecer em que faixa de mercado a empresa irá remunerar seus funcionários.
O uso de faixas salariais é parte da administração dos salários. As faixas são construídas com base nas diretrizes internas da empresa e em informações sobre as práticas remuneratórias do mercado, obtidas através de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Remuneração
  • Remuneração
  • Remuneraçao
  • Remuneração
  • REMUNERAÇÃO
  • Remuneração
  • Remuneração
  • Remuneração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!