Remuneração

Páginas: 5 (1071 palavras) Publicado: 26 de setembro de 2011
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO E TECNOLOGIA
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

REMUNERAÇÃO

SUZANA FARIAS DA SILVA

Rio de janeiro, abril 2011

SUZANA FARIAS DA SILVA
Aluna do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Castelo Branco

REMUNERAÇÃO

Trabalho de conclusão do curso (TCC) Superior deTecnologia em Gestão de Recursos Humanos apresentado à Universidade Castelo Branco como requisito parcial para obtenção do grau de Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos.

Orientador: Cátia Regina França de Sousa Gaião e Silva

Rio de Janeiro, abril 2011.

I – INTRODUÇÃO

Ninguém trabalha de graça e nem investe sem esperar algum retorno seja financeiro ou reconhecimento pessoal, pessoas estãodispostas a se dedicarem as metas e objetivos esperando retorno significativo da organização, pelo seu esforço e dedicação. O elemento humano através do seu empenho é parte vital e imprescindível no desenvolvimento da empresa, e as recompensas oferecidas influenciam a satisfação dos funcionários.
Nos dias atuais, a administração moderna, inserida no mundo globalizado, tem como
uma de suaspreocupações, em meio a mudanças e crises econômicas, a difícil tarefa de adequar à realidade empresarial a remuneração apropriada para os seus colaboradores. No passado, o esforço era basicamente concentrado em pagar o salário que fosse devido ao cargo. Porém, com o passar do tempo, os administradores perceberam que necessitavam um maior comprometimento do pessoal com os destinos e o desempenho dasempresas. Assim, os gestores, para conseguirem maior flexibilidade e alinhamento da remuneração com a estratégia do negócio, passaram a atribuir um peso maior às competências na definição de remuneração.
Segundo Chiavenato (2004, p. 300) “a remuneração não está relacionada com as exigências do cargo, mas com as qualificações de quem desempenha as tarefas”.

1.1 – APRESENTAÇÃO DO PROBLEMA

Oconceito de remuneração, segundo Chiavenato (2004, p. 279), significa que:

Cada funcionário dispõe da habilidade, dedicação, esforço pessoal e conhecimento, desde que receba uma retribuição adequada. E as organizações tem o interesse de investir em recompensas desde que os funcionários estejam capacitados a atingir metas e objetivos.

O grande desafio consiste em obter e manter uma coexistênciasalutar que favoreça ambas as partes (empresa e empregado). Os modernos manuais de administração oferecem várias ferramentas que tem provado possuir uma eficácia sem precedentes estimulando e aperfeiçoando melhores relações entre ambos.
O presente trabalho tem a finalidade de apresentar alguns conceitos que podem ser aplicados dentro de uma organização e seus colaboradores.
Diante disso, surge apergunta:
Quais os métodos que devem ser aplicados para que seja justa a remuneração de cada indivíduo dentro da organização?

1.2 – SUPOSIÇÃO

Os métodos de incentivos desenvolvidos estão se tornando ferramentas de agregação de valor, fornecendo bem estar organizacional e motivação para os profissionais, sendo que as mesmas contribuem para fortalecer a confiança do colaborador para atingiras metas.
As empresas para sobreviver a essas novas mudanças procuram incentivar cada vez mais os profissionais, na busca da superação de obstáculos, trabalhando de maneira criativa e com eficiência, atento às novas mudanças e o aumento constante de inovações, sejam eles tecnológicos ou humanos envolvendo o capital intelectual.

1.3 – OBJETIVOS

1.3.1 – Objetivo geral

O objetivo geraldesse trabalho é apresentar as diversas formas de remuneração visando alcançar metas para a empresa e satisfação pessoal para o empregado.

1.3.2 – Objetivos específicos

Também serão abordados os seguintes objetivos específicos:

O que consiste a Remuneração total
O que consiste a Remuneração básica
O que são os Incentivos salariais
Tipos de Benefícios

1.4 – JUSTIFICATIVA...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Remuneração
  • Remuneração
  • Remuneraçao
  • Remuneração
  • REMUNERAÇÃO
  • Remuneração
  • Remuneração
  • Remuneração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!