Remuneração

Páginas: 8 (1811 palavras) Publicado: 19 de julho de 2012
Se o ponto de partida para se tornar uma learning organization está no engajamento de todos os membros da empresa, o passo seguinte é incorporar as cinco disciplinas de aprendizagem:
1.Raciocínio sistêmico: integração dinâmica entre o todo e as suas partes;
2.Domínio pessoal: objetivos, energia e paciência;
3.Conscientização dos modelos mentais enraizados: examina-los de forma meticulosa;4.Definição de um objetivo comum: um sentido de missão;
5.Disciplina do aprendizado em grupo: a unidade fundamental é o grupo e não o individuo.

Para as organizações serem capazes de aprender estas cinco disciplinas haveriam de funcionar em conjunto, sendo o raciocínio sistémico responsável pela integração de todas as demais. A ideia é sanar as deficiências de aprendizagem, começando pela suaidentificação e pela posterior aplicação de algumas técnicas que exercitem um raciocínio sistêmico, o qual permitirá o desenvolvimento das outras disciplinas.
Segundo Peter Senge Tambem são cinco as principais deficiência do processo de aprendizagem nas organizações:
1.Eu sou meu cargo: limitação a função e falta de objetivos
2.O inimigo estar lá fora: a culpa e sempre dos outros
3.A fixação emeventos: ênfase no curto prazo
4.A não conscientização das mudanças: falta de atenção às sutilizas e aos indicadores de longo prazo

2 – CREDENCIAIS DO AUTOR
Peter M. SENGE, é engenheiro pela Stanford, com mestrado em Modelagem de Sistemas Sociais e doutor em Administração pelo Massachusetts Institute of Technology – MIT. É diretor do Centro de Aprendizagem da Sloan School of Management doMIT, e um dos membros fundadores da SOL-Society for Organization Learning. Apresentou as disciplinas de aprendizagem organizacional a milhares de gerentes da Ford, Digital, Procter & Gamble, AT & T, Herman, Miller, Hanover Insurance, Royal Dutch/Shell, Federal Express, Intel, HP , entre outras grande empresas.
É considerado grande especialista em aprendizado organizacional. Tem publicado noBrasil os livros A Quinta Disciplina (ed. Best Seller) e Caderno de Campo para a Quinta Disciplina (ed. Quality Mark ) e seus estudos no Brasil já serviram de referência para teses de doutorado e pós doutorado com destaque para o trabalho do prof. David Bonfim.  
3 – CONHECIMENTO
Antes de apresentarmos as principais idéias do autor sobre o capítulo Aprendizagem em Equipe, destacamos para melhorentendimento algumas informações contidas nas páginas introdutórias do mesmo livro. Primeiro, em relação ao volume de pesquisas para elaboração deste livro o autor declarou que: “ muitas vezes me senti mais como um repórter do que como um escritor.” Senge apresenta também, um agradecimento especial ao físico David Bohn e Chris Argyris “ por me ajudarem a fundamentar meus estudos de forma tãoextensiva em importantes trabalhos.” E a sua esposa por compartilhar da visão e por nunca deixar que ele “fizesse menos do que fosse possível”.
No prefácio à Edição brasileira Senge destaca uma fala de Arie de Geus, ex vice presidente da Royal Ductch/Shell: “ a fonte básica de toda a vantagem competitiva está na capacidade relativa da empresa de aprender mais rápido do que seus concorrentes.” Ou naspalavras de Peter Drucker, “ a era da competição baseada no conhecimento ( e não mais baseada em recursos).
O autor também expressa que não identificou no Brasil uma educação pública do tipo “ linha de montagem” da era industrial como é para ele, a educação americana. Desta forma, percebe o Brasil como um possível país a cultivar a capacidade de reflexão e a visão pessoal que “ reoriente osbrasileiros para as qualidades mais profundas da sua cultura e o espírito do seu povo”. E como a “organização que aprende” é uma visão compartilhada nos diz que “ O Brasil precisa encontrar seu próprio caminho.” 
Nas páginas da ‘Introdução’ apresenta que Weston identifica três elementos de “contexto”, os quais ela define como “criadores de significado e definidores da perspectiva nos esforços da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Remuneração
  • Remuneração
  • Remuneraçao
  • Remuneração
  • REMUNERAÇÃO
  • Remuneração
  • Remuneração
  • remuneração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!