Remuneração e salario

Páginas: 7 (1635 palavras) Publicado: 9 de novembro de 2012
REMUNERAÇÃO


Remuneração trata do conjunto de pagamentos oferecido ao prestador de serviço através da relação de emprego.
Trata de um ato espontâneo, por estar além do salário combinado, entre as partes, onde se destaca as gratificações e as gorjetas.
Então, pode se dizer que remuneração, é a função do salário acrescido de gratificações ou gorjetas, ou ambas, podendo ser feito não somentepelo empregador, mas também por terceiros.


Remuneração é o conjunto de prestações recebidas habitualmente pelo empregado pela prestação de serviços, seja em dinheiro ou em utilidades, provenientes do empregador ou de terceiros, mas decorrentes do contrato de trabalho, de modo a satisfazer suas necessidades básicas e de sua família.
“Caracteriza-se a remuneração como uma prestação de dar. Nãose trata de obrigação de fazer, mas de dar, em retribuição pelos serviços prestados pelo empregado ao empregador, revelando a existência do sinalagma que é encontrado no contrato de trabalho. (MARTINS, 2009, p. 212).


A remuneração do empregado é formada por todas as virtualidades econômicas que lhe são entregues em virtude da efetiva prestação do trabalho. (PINTO, 2000, pag. 307)


Adiferença entre salário e remuneração, é que o salário só pode ser pago pelo empregador e a remuneração pode ser paga pelo empregador e por terceiros.


“A remuneração tanto é a paga diretamente pelo empregador, que se constitui no salário, como é a feita por terceiro, em que o exemplo especifico, é a gorjeta, cobrada na nota de serviço ou fornecida espontaneamente pelo cliente. Assim, aremuneração é o conjunto de pagamentos provenientes do empregador ou de terceiro em decorrência da prestação dos serviços subordinados”
“De acordo com a redação do art. 457 CLT, a remuneração é igual ao salário mais as gorjetas”. (MARTINS, 2009, P.212.)


SALÁRIO


Salário é o pagamento feito pelo empregador ao empregado, pelos serviços prestados, onde ocorre uma relação não eventual entre as partes,onde o funcionário oferece seus serviços em forma de pagamento.


O salário correspondia ao valor econômico pago diretamente pelo empregador ao empregado em razão da prestação de serviços do ultimo, destinando-se a satisfazer suas necessidades pessoais e familiares. Dentro dessa concepção, verificamos que o salário corresponde ao pagamento feito pelo empregador e não por terceiros, aocontrario da remuneração, que engloba tanto o pagamento feito pelo empregador como o recebido de terceiros (a gorjeta). O salário é a importância paga pelo empregador ao obreiro em virtude de sua contraprestação dos serviços. (MARTINS, 2009, p. 212).



Amauri Mascaro do Nascimento relaciona salário e remuneração da seguinte maneira “Remuneração é o ato pelo qual o empregado recebe pelo seu trabalho,e salário é a forma através da qual a remuneração se faz.” (NASCIMENTO, 2000, PAG.310)














CLASSIFICAÇÕES DA REMUNERAÇÃO



Existem também varias classificações para salário, que podem ser elas, por unidade de tempo, por unidade de obra e por tarefa.


O salário por unidade de tempo é aquela que não depende do que foi realizado, mas sim, do tempo que foi gasto paraa realização do serviço combinado, ele recebe não pelo serviço final, mas pelo tempo que ele levou pra concluir o serviço.


O salário por unidade de obra é o oposto do por unidade de tempo, pois, esse depende somente do serviço que esta sendo realizado, não importando o tempo que será gasto, o importante é que seja entregue o que foi combinado, independente do tempo, e recebe pelo que eleproduz.


O salário por tarefa é uma mistura dos dois citados acima, pois, o empregado deve cumprir sua jornada de trabalho e realizar o serviço que foi lhe ordenado.


José Augusto Rodrigues Pinto classifica essas formas da seguinte maneira:


Salário por unidade de tempo: segundo essa forma básica, a taxa salarial, que vem a ser a unidade de retribuição diretamente correlacionada com a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Remuneração e Salario
  • Remuneraçao e salario
  • Da remuneração e do salario
  • Salario e remuneração
  • REMUNERACAO SALARIO
  • Remuneração e salarios
  • Salário e Remuneração
  • Remuneração e Salário

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!