Remuneração e benefícios

Páginas: 16 (3908 palavras) Publicado: 5 de agosto de 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

CAIO CAMINOSKI
FILIPE MIACCI
JAVIER OLIVEIRA
MAÍNA WORM




UF45 – SUNGE: REMUNERAÇÃO E BENEFÍCIOS

Trabalho acadêmico que visa à aprovação na disciplina de Tópicos Especiais em Administração de Pessoas, Departamento de Administração Geral e Aplicada, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Paraná.

Professora Carolina ToscaniCURITIBA
2013
SUMÁRIO
















1. INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é apresentar a estrutura da remuneração e benefícios da SUNGE, destacando os salários iniciaism benefÍcios recebidos e a forma como ocorre a progressão salarial na carreira.
Para tanto, antes de introduzir os dados voltados especificamente para a SUNGE, é apresentada uma base teórica paracada um dos tópicos discutidos. É apresentado o que é a pesquisa salarial, seus objetivos, etapas e cuidados na realização, o que são as tabelas salariais, além de como funcionam as políticas de promoção, remuneração variável e benefícios.

1. EMBASAMENTO TEÓRICO
1.1. PESQUISA SALARIAL
A pesquisa salarial é, conforme Pontes (2002), o “estudo do comportamento salarial praticado em certo setorempresarial”, ou seja, uma pesquisa feita com empresas para levantar os salários praticados em determinado setor.
A pesquisa é realizada para que a empresa possa ajustar seus salários às práticas do mercado e estar em equilíbrio com este (o que é conhecido como equilíbrio externo, segundo Chiavenato(2008)).
Segundo Pontes (2002), normalmente são executadas as seguintes etapas e devem ser tomados osseguintes cuidados:
Seleção dos cargos a serem pesquisados
Como não é viável coletar informações de todos os cargos (tomaria muito tempo, além de alguns cargos serem muito peculiares e de difícil comparação) deve ser selecionada uma amostra. Recomenda-se que sejam escolhidos cargos de referência, sem muita variedade de tarefas e de classes salariais distintas, para que a comparação e ainferência de valores (para os cargos que não compõem a amostra) sejam facilitados.
Seleção das empresas
Para que os salários coletados sejam confiáveis para representar o mercado, são necessários alguns cuidados: selecionar empresas concorrentes, de mesmo porte, que atuam no mesmo segmento ou que empregam o mesmo tipo de profissionais. Se possível, as pesquisadas devem estar dentro das mesma regiãogeográfica, já que a localização influencia o custo de vida e o valor do salário mínimo, por exemplo. Também é importante que sejam selecionadas empresas que paguem salários competitivos, afinal são estas as empresas que atraem os melhores candidatos.
Preparar manual de coleta de dados
No momento da preparação e coleta, recomenda-se trabalhar com o valor do salário somado ao valor dos benefícios,para facilitar a comparação. É importante também coletar informações completas sobre os salários, o que pode incluir: número de salários pagos ao ano, horas trabalhadas, etc.
Coleta
Como a coleta não é simples nem rápida, deve ser feito um convite anterior à realização da pesquisa e a data de realização deve ser informada.
Tabulação
Nesta etapa também é executado o trabalho estatístico(cortes dos outliers, etc) e o tratamento dos dados (trazer os valores para mesma data-base do dissídio, por exemplo).
Análise, recomendações e elaboração do relatório
Etapa final, quando são formuladas as recomendações, a partir da comparação entre os salários da empresa e do mercado.

1.2. REMUNERAÇÃO FIXA – TABELAS SALARIAIS
As tabelas salariais, ou estruturas salariais, conforme Pontes (2002)são tabelas onde estão organizadas as faixas salariais da empresa e a progressão salarial do cargo, o que pode ser visto na figura 1.
FIGURA 1: Exemplo Tabela Salarial para um Cargo
Estas faixas apresentam os valores mínimos, médios e máximos pagos para o cargo ali classificado. Normalmente o valor mínimo é o salário de admissão. À medida em que a pessoa progride naquele cargo, o salário...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Remuneração e Benefício
  • Remuneração e beneficios
  • remuneração e beneficios
  • remuneraçao e beneficios
  • Remuneração e beneficios
  • Da remuneração e benefícios
  • REMUNERAÇÃO E BENEFICIOS
  • remuneração e beneficio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!