Remuneração variavel

Páginas: 43 (10520 palavras) Publicado: 13 de setembro de 2011
APRESENTAÇÃO

Pesquisa realizada sobre as formas de remuneração variável e estratégica, como elas são utilizadas e conceitos.
Manter colaboradores não é uma tarefa fácil, e a remuneração vem para auxiliar e diminuir os riscos, além de ser um fator essencial para qualquer cargo exercido. Saber escolher o tipo de remuneração que trará resultados eficazes para organização é uma tarefa árdua, ea mesma irá variar muito segundo a cultura da organização.
As empresas atuais buscam maior satisfação de seus colaboradores, utilizando recursos da remuneração variável, para receber em troca reconhecimento de seus funcionários e prestígio do mercado.
Reunimos nesse Ecapro o maior número de informações possíveis para auxiliar no conhecimento de todos, esperamos que qualquer pessoa leiga possase tornar um bom conhecedor do tema apresentado, podendo aplicar em sua vida profissional as técnicas de forma menos complexa.

Palavras chave: Remuneração variável, estratégica, conceito, benefícios.

1 CONCEITO DE REMUNERAÇÃO

As organizações de hoje estão interessadas em investir em seus colaboradores, em forma de recompensas desde que delas possam receber contribuições ao alcance deseus objetivos. Surge então o conceito de remuneração total. A remuneração total de um funcionário é formada por três componentes. Cada componente varia de uma organização para outra.

[pic]

1.1 Os Três Componentes da Remuneração Total

Na maioria das empresas o componente principal da remuneração total é a remuneração básica.
A remuneração básica é representada pelo salário, mensal ouhorário. O salário é a remuneração em dinheiro recebida pelo trabalhador pela venda de sua força de trabalho. Em outros períodos da história, foi com o advento do capitalismo que o salário se tornou a forma dominante de pagamento da chamada mão-de-obra.
O incentivo salarial é o programa desenhado para compensar os funcionários com bom desempenho. Esses incentivos são concedidos de várias formas, atravésde bônus, participação nos resultados, por atingir metas, etc.
Os benefícios quase sempre são denominados remuneração indireta, podendo ser concedido por vários programas (como férias, seguro de vida, transporte subsidiado, refeições subsidiadas, etc.).
1.2 A importância de um sistema de remuneração

Em todo processo de gestão de recursos humanos, o sistema de remuneração consistente é umdos pontos mais importantes para a eficácia das empresas.
A remuneração vem com o intuito de motivas as pessoas que trabalham na organização, através do incentivo salarial, prêmios, promoções, etc.
Um sistema de remuneração que ofereça valor agregado para os empregados compreendido por variáveis, ações da empresa, planos de aposentadoria, alternativas criativas, traz como retorno para aorganização um diferencial no potencial humano, visto que os empregados mesmo exercendo atividades satisfatórias e condizentes com seus interesses, ainda necessitam de suas prioridades básicas como: (alimentação, saúde, lazer, etc.) e com a possibilidade de crescimento salarial esses empregados se tornam mais motivados favorecendo a empresa nos lucros finais.
Um estudo conduzido pela R & M Consultig,mostra que remunerar estrategicamente trás como resultado uma melhoria acentuada nos negócios da empresa, aumenta o comprometimento dos funcionários no resultado operacional e cria uma melhora no desempenho individual de cada um.

1.3 Os sistemas de recompensa
Hoje quando falamos em remuneração dentro das organizações, não podemos pensar somente em pagar um salário para um determinado cargodevemos lembrar que a remuneração deve ir de encontro com os objetivos e as necessidades da empresa e dos profissionais.
Com a expansão dos setores de serviços e de alta tecnologia, as empresas buscam tomar decisões com maior atenção ao novo cenário econômico buscando otimização de seus recursos, ou seja, a vantagem competitiva.
A partir desta visão a empresa passa para uma administração...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Remuneração variavel
  • REMUNERAÇÃO VARIÁVEL
  • Remuneração variável
  • Remuneração variável
  • Remuneração Variável
  • Remuneração Variavel
  • Remuneração Variável
  • Remuneração variavel

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!