Remuneração Variavel

Páginas: 6 (1399 palavras) Publicado: 5 de maio de 2014
REMUNERAÇÃO VARIÁVEL

É a remuneração associada ao desempenho, ou seja, é a recompensa paga tendo em base os resultados em um determinado período de tempo. Pode ser utilizada em qualquer situação que possibilite indicadores de desempenho. Executivos, vendedores comissionados ou trabalhadores de uma linha de produção podem ser bonificados dessa forma, utilizando-se das metas atingidas em umconjunto de regras previamente estabelecidas na organização. Estas regras, uma vez definidas para um determinado período, não podem ser alteradas, a fim de garantir a confiabilidade do programa.
A Remuneração Variável é conhecida por diversos nomes. Em inglês o termo é encontrado nas seguintes versões: P4P – Pay for Performance, PRP – Performance-Related Pay, Incentive Pay, Performance-Based Pay,value-based purchasing e Variable Compensation. No Brasil o termo se associa a Bonificação, tendo como referencia Remuneração Variável.

APLICABILIDADE
Um dos objetivos desta técnica é transformar custo fixo em variável, por isso pode ser realizada através de prêmios e incentivos, gratificações, participações acionárias e participações nos lucros.
Nos Estados Unidos e Grã-Bretanha encontramosuma forte aplicação da remuneração variável na área da saúde, os participantes são recompensados por cumprimento de metas pré-estabelecidas na prestação de serviços de saúde.
No Brasil, o movimento de Remuneração Variável é crescente. E seu propósito é alinhar as expectativas, comprometimento e os resultados esperados. Sendo assim, várias empresas de grande porte utilizam-se deste método emdiferentes setores, como mineração, outsourcing, recursos humanos, saúde dentre outros.

REGULAMENTAÇÃO
Existe uma base legal que deve ser respeitada ao se iniciar um programa de Remuneração Variável.
Abaixo segue uma tabela comparativa a Participação nos Lucros:


Remuneração variável
Participação nos Lucros e Resultados
Base Legal
 CLT
Constituição e Lei 10.101 de 19.12.2000Trabalhadores
atingidos
Seletivos
todos
Periodicidade de pagamento
 sem restrições
anual ou semestral
Base de Cálculo
Metas individuais e setoriais
Lucros ou resultados globais
Relação com a remuneração fixa
complementa a remuneração fixa
não complementa a remuneração fixa
Encargos trabalhistas
há incidência integral
não há incidência
Oficialização
contrato específico
acordo comColaboradores



CLASSIFICAÇÃO DA REMUNERAÇÃO VARIÁVEL
As diferentes composições de remuneração variável podem ser classificadas em dois grupos: de curto e longo prazo.
REMUNERAÇÃO VARIÁVEL DE CURTO PRAZO
A remuneração variável de curto prazo é pertinente aos resultados em um período definido.
Essa forma se habituou a ajustar um sistema de bônus com a prática administrativa e é uma forma detraduzir os resultados alcançados em prêmios.
O ponto de partida é um conjunto de indicadores que a empresa planeja atingir em um determinado período, portanto desmembram-se esses indicadores em áreas, depois em equipes, até chegar em um indivíduo.
Esses indicadores são: o lucro líquido, o resultado operacional, o orçamento de despesas, a satisfação do cliente, a produtividade, o faturamento e ovolume de vendas. O exemplo mais clássico refere-se às comissões para a equipe de vendas, devido à sua capacidade de reforçar práticas como a participação para os resultados.
REMUNERAÇÃO VARIÁVEL DE LONGO PRAZO
A remuneração variável de longo prazo é relacionada ao atingimento de objetivos que garantem a valorização da empresa e a manutenção dos profissionais. Seu bônus é um conjunto deindicadores que manifestam os objetivos com prazos superiores há um ano, portanto, as formas de pagamento têm o prazo de mais de um ano.
INDICAÇÕES PARA A IMPLANTAÇÃO DA REMUNERAÇÃO VÁRIAVEL
É essencial definir a intensidade do sistema, pois o plano de remuneração variável pode ser empregado de várias maneiras em distintos setores da empresa, ou apenas em áreas específicas. O mais importante é que o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Remuneração variavel
  • REMUNERAÇÃO VARIÁVEL
  • Remuneração variável
  • Remuneração variável
  • Remuneração Variável
  • Remuneração variavel
  • Remuneração Variável
  • Remuneração variavel

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!