Remuneração variável

Páginas: 6 (1386 palavras) Publicado: 7 de julho de 2012
Oito passos para um programa de remuneração variável por PLR

Na instrumentação de seus recursos humanos e na composição de sua política de remuneração estratégica, a maioria das empresas sempre opta por dois programas de remuneração: um fixo e tradicional e outro variável com base em PLR. 

Um Plano de Remuneração Variável com base na Participação nos Lucros e Resultados sempre é o maisviável, sustentável e de fácil entendimento por parte dos colaboradores. 

O Plano de Remuneração Variável com base na Participação nos Lucros e Resultados visa compartilhar os benefícios advindos do crescimento da organização mensurados pelo lucro obtido, bem como apresentar com clareza aos funcionários a relação entre suas contribuições pessoais e de equipe e o crescente valor da empresa. Tem comoobjetivo principal atender às necessidades imediatas e futuras vinculadas à estratégia e à gestão da organização em termos de remunerar empenho, esforço, dedicação,desempenho, produtividade e criatividade, de modo individual e coletivo, tendo como foco predominante os resultados corporativos, além da diagnose e impacto dos resultados individuais, das equipes e sua relação. 

Para a elaboração deum plano eficiente e eficaz, devemos seguir algumas premissas básicas: 

- garantir o envolvimento e a participação de todos os profissionais da organização
- identificar e valorizar as metas de negócio por meio de indicadores do desempenho global da empresa 
- identificar e valorizar o desempenho individual e de equipe, demonstrados por meio da contratação de objetivos realistas, mensuráveise específicos para cada profissional, bem como identificar metas dentro da área de atuação da companhia 
- ponderar os pesos específicos de importância com relação aos objetivos globais, de área e individuais 
- identificar os limites mínimos e máximos de concessão e distribuição de participação nos lucros ou resultados de modo a garantir sua sustentabilidade 

Após estas premissas básicas,devemos estabelecer os critérios para a condução do programa, e o primeiro passo para isso é a definição e o estabelecimento dos indicadores, ou seja, as medidas que serão utilizadas para a distribuição do plano. 

1º Passo - DEFINIÇÃO DE INDICADORES GLOBAIS 

Basicamente, o indicador global da empresa é a obtenção de lucro no exercício apurado, e o mais indicado é o EVA - Economic Value Added,representado pelo lucro líquido menos o custo do capital próprio. Lembrando que: 

EVA = Receita Operacional (-) Custos / Despesas (-) Depreciação = Lucro Operacional (-) Despesas Financeiras (=) Lucro antes do IR (-) IR (=) Lucro Líquido (-) Custo do Capital Próprio 

O EVA alvo deverá contemplar, além do valor a ser distribuído incluindo acionistas e proprietários, um provisionamento parainvestimentos. 

2º Passo - DEFINIÇÃO DE INDICADORES DE ÁREAS 

Cada responsável de área deve definir um indicador pelo qual a mesma será avaliada no decorrer do ano. Os objetivos departamentais devem estar estritamente ligados à estratégia da empresa, visando colaborar decisivamente para o alcance dos objetivos definidos pelos indicadores globais. O indicador deve ser ponderado de maneira aenfatizar a redução de riscos de resultados indesejáveis, levando em conta os desempenhos agregados da equipe. Uma vez definido o indicador, o histórico de realizações em períodos anteriores pode ser um balizador no momento de definição dos valores a serem atingidos, bem como potencial de mercado, análise da concorrência e capacidade produtiva e de gestão da empresa. 

3º Passo - DEFINIÇÃO DEINDICADORES INDIVIDUAIS 

Cada gestor de área deve definir e negociar metas e indicadores com cada funcionário com base nas necessidades estabelecidas pelos cargos ou posições existentes na organização e pela características dos serviços em execução ou produtos comercializados que envolvam responsabilidades, conhecimentos, habilidades e atitudes, correlacionadas ao desempenho do cargo com níveis...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Remuneração variavel
  • REMUNERAÇÃO VARIÁVEL
  • Remuneração variável
  • Remuneração variável
  • Remuneração Variável
  • Remuneração Variavel
  • Remuneração variavel
  • Remuneração Variável

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!