remuneração por competencia

Páginas: 5 (1118 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014

Disciplina: Psicologia do Trabalho – Prof. Rosa Ricoi
Atividade auto instrucional 2 - Tema: Remuneração

Raquel Araújo Costa Guimarães Período:8° C

1) Qual o conceito de COMPETÊNCIAS?
Competências esta relacionado com o destaque do funcionário nos seus afazeres, sendo elas avaliadas pela exigência por uma formação ampla, envolvendo conhecimento, elevada capacidade de raciocínio ecomunicação e habilidades para resolução de problemas (Barbosa, 2002), proporcionando ainda possibilidade de desenvolvimento de competências gerais dos trabalhadores, em detrimento de suas habilidades manuais e tendo como reconhecimento desses trabalhos e competências a remuneração.

2) Qual a correlação entre Competências e Remuneração?
Atualmente existe muita competividade no meio dasempresas, assim foi necessário buscar um sistema de remuneração que esteja ligado às estratégias competitivas e aos objetivos das organizações. Um dos modelos que são utilizados é a Remuneração por Competência, que busca recompensar o potencial do individuo para realizar o trabalho, pensando no desenvolvimento de competências exigidas para o cargo. Este modelo garante maior satisfação no trabalho, paraambas as partes, já que o trabalhador se sente mais valorizado.

3) Quais as diferenciações de competência segundo Martocchio (1998)?
Competências Horizontais: Competências ligadas á operação
Competências Verticais: Competências Gerenciais, ligadas ao planejamento, coordenação, treinamento.
Competências Específicas: Ligadas ás tarefas de cada indivíduo.

4) O que seria uma remuneração modernado ponto de vista da estratégia empresarial?
Conforme o ponto de vista da estratégia empresarial, uma perspectiva de remuneração mais moderna procura adotar critérios tais como, criatividade, iniciativa, resultados e empreendedorismo. Isto é, a adoção de um sistema de remuneração variável pode tornar uma empresa mais competitiva, pois implica um maior empenho na busca pela qualidade,produtividade e satisfação dos clientes.

5) O que é Remuneração por Competências?
A remuneração por competências enfatiza em remunerar conforme suas habilidades e conhecimentos. Assumindo então uma correlação de recompensar, não apenas a performance, como é o caso da remuneração por desempenho, mas principalmente o potencial de um indivíduo para realizar um trabalho. A remuneração por competências, aoincentivar o desenvolvimento e a aprendizagem, sendo a primeira razão, respectivamente, revela preocupação de se preparar pessoas para novas funções, lidando com novas tecnologias, não bastando para isso conhecimento operacional (competências horizontais), devendo haver um preparo para assumir o controle gerencial (competências verticais) e tecnológico dos processos e a segunda razão, ligada aoaumento da competitividade global, revela necessidade de se desenvolverem as competências dos empregados e fazê-los aplicá-las na organização.

6) Qual a diferença entre remuneração por Desempenho e Remuneração por Competência?
A diferença entre as remunerações são receptivamente, a primeira preocupa em um beneficiar conforme o desempenho e a produtividade desenvolvida pelo funcionário nos seusafazeres dentro da organização. E a segunda remunera a partir de uma ideia integradora de educação e trabalho ganhando relevância, ao mesmo tempo em que evidencia sua indissociável articulação aos parâmetros remuneratórios dentro de uma perspectiva variável.

7) Quais as principais formas de remuneração variável?
A remuneração variável pode assumir diversas formas tais como: incentivosindividuais a colaboradores-chaves, incentivos a pequenos grupos ou equipes de projeto, programas de reconhecimento, incentivos de longo prazo ou participação acionária, participação nos lucros e participação nos ganhos ou resultados. Consideram que tal remuneração pode ser classificada em as diversas formas de remuneração variável em dois grandes grupos: a participação nos lucros e a remuneração por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Remuneração por competências
  • Remuneração por Competência
  • Remuneração por competências
  • Remuneração por Competência
  • Remuneração e competencias
  • Remuneração por competências
  • Remuneração por competência
  • Remuneração e competências

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!