Remuneração Acionária

Páginas: 8 (1878 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
GESTÃO DO SISTEMA DE REMUNERAÇÃO





1-Título:Remuneração Acionária
















2-Introdução

O trabalho em questão aborda um dos Sistemas de Remuneração através de seu objetivo, definição, conceito e Política. É uma forma de remuneração praticada há muitos anos em países como Estados Unidos e Inglaterra. No Brasil só recentemente ganhou maior popularidade.3-Definição
É um dos sistemas de remuneração mais complexo e sofisticado do conjunto de remuneração estratégica. Os empregados passam a sentir-se proprietários da empresa, passam a ter um senso de identidade, comprometimento e orientação podendo gerar a organização e funcionários, bons resultados a médio e longo prazo, quando bem projetada.
É um sistema que premia desempenho e resultadoscorporativos, e geralmente é aplicado nos níveis estratégicos da organização ou seja, diretores e gerentes. Muitas organizações, principalmente nos Estados Unidos, estendem a participação acionária para os funcionários de alta performance,em todos os níveis da empresa.
Contudo, é necessário um projeto muito bem elaborado para a implantação de um plano de participação acionária, já que a mesma podeapresentar desvantagens.

4-Conceito
Consiste em subsidiar ou em Distribuir ações aos funcionários como parte de sua remuneração. Objetivo é motivar o indivíduo e o grupo a buscarem a melhoria contínua e extrapolar seus níveis de desempenho.

5-Política

Distribuição de Ações
A empresa distribui uma parte percentual de suas ações aos funcionários executivos e de alta performance em função de seusdesempenhos e dos resultados atingidos.


Ações Restritas – Concessão de ações aos funcionários com restrições no uso. Caso o profissional não atenda as restrições impostas, as ações podem ser confiscadas.
Ações Virtuais – Utilizado por empresas de capital fechado, ou seja sem ações na bolsa.
Venda de ações
Trata-se da disponibilidade, para funcionários, em condições especiais depagamento, de um numero limitado de ações. As empresas costumam também condicionar a venda a manutenção das ações por períodos que variam de dois a cinco anos.
Opção de Compra
A empresa vende ações aos funcionários pelo valor patrimonial, ou seja, bem mais baixo do que o preço de mercado. Além disso, facilita a compra por meio da concessão de formas especiais de pagamento.
Nos dois casos o direito decompra e venda das ações tem um período médio de 10 anos. Por este motivo, este modelo é conhecido como remuneração de longo prazo.

6 – Exemplo: Empresa Natura Cosméticos SA

Remuneração Acionária: consiste em distribuir ou subsidiar ações da empresa para os funcionários. Este é um sistema que premia desempenho e resultados corporativos, e geralmente é aplicado nos níveis estratégicos daorganização, ou seja, diretores, gerentes e funcionários de alta performance, em todos os níveis da empresa.

Vantagens da remuneração acionária na empresa Natura Cosméticos SA
A principal delas é que a adoção do modelo de participação acionária tende a aumentar o comprometimento dos funcionários com os resultados que sustentam a organização em longo prazo. Isso acontece porque, possuindo ações,eles passam a se sentir parte integrante e sócios da empresa.
Neste modelo de participação acionária a distribuição e a aquisição subsidiada de ações da companhia acontece, geralmente, a cada 12 meses.

Distribuição de Ações
A empresa distribui uma parte percentual de suas ações aos funcionários executivos e de alta performance em função de seus desempenhos e dos resultados atingidos.
Opção deCompra
A empresa vende ações aos funcionários pelo valor patrimonial, ou seja, bem mais baixo do que o preço de mercado. Além disso, facilita a compra por meio da concessão de formas especiais de pagamento.
Os funcionários podem negociar suas ações em bolsa, emitindo ordens de compra e venda ou através de corretores.

7-Avaliação (Prós e Contras)
Vantagens
-Incentivo a comportamentos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Remuneração
  • Remuneração
  • Remuneração
  • Remuneraçao
  • Remuneração
  • REMUNERAÇÃO
  • Remuneração
  • Remuneração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!