Rem Dios Psicotr Picos PRONTOS

1919 palavras 8 páginas
Remédios Psicotrópicos
O que são Psicotrópicos?
Psico vem de psique = mente; Trópico vem de tropismo = ação de aproximar. Isso já informa que a sua ação se dá no cérebro.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), psicotrópicos são substâncias psicoativas que agem diretamente no Sistema Nervoso Central (SNC), o que produz notoriamente modificações comportamentais, de humor e com a continuação da administração torna-se modificador da cognição. Psicotrópicos ou drogas psicotrópicas acabam causando dependência na pessoa.
A ação de cada psicotrópico depende: do tipo da droga (estimulante, depressora ou perturbadora), da via de administração, da quantidade da droga, do tempo e da frequência de uso, da qualidade da droga, da absorção e da eliminação da droga pelo organismo, da associação com outras drogas, do contexto social bem como das condições psicológicas e físicas do indivíduo.
As drogas psicotrópicas podem ser classificadas em três grupos, de acordo com a atividade que exercem junto ao nosso cérebro:
Depressores da Atividade do SNC;
Estimulantes da Atividade do SNC;
Perturbadores da Atividade do SNC.
Depressores do SNC
Substâncias que diminuem a atividade do cérebro, ou seja, deprimem o seu funcionamento, fazendo com que a pessoa fique "desligada", "devagar", desinteressada pelas coisas. Substâncias também chamadas de psicolépticos.
As substâncias que compõem o grupo de Depressores do SNC são: Álcool Inalantes/solventes Ansiolíticos Barbitúricos Opiáceos
Estimulantes do SNC
Substancias que aumentam a atividade do cérebro. Ou seja, estimulam o seu funcionamento, fazendo com que a pessoa fique mais "ligada", "elétrica", sem sono. Substâncias também chamadas de psicoanalépticos, nooanalépticos, timolépticos.
As substâncias que compõem o grupo de Estimulantes do SNC são: Cafeína Nicotina Anfetamina Cocaína
Perturbadores do SNC
Substâncias que modificam qualitativamente a atividade do cérebro. Ou seja,

Relacionados

  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas