religiosidade

Páginas: 8 (1904 palavras) Publicado: 13 de fevereiro de 2014
RELIGIOSIDADE E ESPIRITUALIDADE CRISTÃ


1.1 O que é religiosidade?
A religiosidade é uma qualidade do indivíduo que é caracterizada pela disposição ou tendência do mesmo, para perseguir a sua própria Religião ou a integrar-se às coisas sagradas.
1.2. O que é religião?
Religião deriva do termo latino "Re-Ligare", que significa "religação" com o divino. Essa definição englobanecessariamente qualquer forma de aspecto místico e religioso, abrangendo seitas, mitologias e quaisquer outras doutrinas ou formas de pensamento que tenham como característica fundamental um conteúdo Metafísico, ou seja, de além do mundo físico.
1.3. O que é fé?
Ter fé  é crer firmemente em algo, sem ter em mãos nenhuma evidência de que seja verdadeiro ou real o objeto da crença. Este termo vem do gregopi.stis, traduzido por confiança, firme convencimento. Assim, a palavra fé pode ser entendida como acreditar, confiar. A fé não demanda provas materiais, pode surgir sem nenhum motivo aparente, estar ligada a razões ideológicas, emocionais, religiosas, ou a outra razão qualquer.
1.4. Os símbolos religiosos e algumas tradições
CRUZ (Cristianismo): O principal símbolo da religião cristã . Os romanosa utilizavam para executar criminosos. Por conta disso, ela nos remete ao sacrifício que Jesus Cristo ofereceu pelos pecados das pessoas. Símbolos semelhantes já apareciam em culturas pagãs, antes de Cristo. Ela só foi adotada pelos cristãos quando o imperador romano Constantino aboliu as condenações na cruz, no início do século 4.

ESTRELA DE DAVI (Judaísmo): Duas pirâmides - uma apontandopara cima e outra invertida - representam a união ou equilíbrio entre o céu e a terra. Diz-se que Davi, importante rei de Israel, mandava gravar o símbolo nos escudos de seu exército como amuleto de proteção.


HEXAGRAMA(Ocultismo): É formado unindo-se o Triângulo da Água com o Triângulo do Fogo, formando a estrela de seis pontas, também conhecida como Selo de Salomão. É o mais maligno e um dosmais poderosos de todos os símbolos na feitiçaria. É usado para conjurar demônios a esta dimensão, para comunicação com os mortos, para descrever o ato sexual e para representar deuses falsos e pagãos, como Brahma, Vishnu e Shiva.

LUA CRESCENTE COM ESTRELA (Islamismo): Este símbolo admite várias interpretações: para uns, é o casamento da lua com a Estrela D’Alva, fenômeno que ocorre em outubrocom a “aproximação” aparente dos dois astros. A lua crescente com uma estrela também é o símbolo do Islã. Tal símbolo pode ser observado em branco na bandeira vermelha da Turquia, nesse país cerca de 99% da população pertence ao islamismo.




5.1. Os valores religiosos na sociedade
Os valores religiosos devem contribuir para o bem da sociedade.
As principais religiões estão profundamenteligadas à sociedades onde estão implantadas.
Em algumas sociedades, a religião assume tais proporções que o Estado se tornou a expressão direta da própria religião dominante, como acontece no Irão. Os chefes religiosos são também chefes políticos (Estado teocrático).
Apesar da crescente dessacralização, a influência social da religião continua a ser enorme. Os acontecimentos religiosos sãofreqüentemente assumidos como acontecimentos sociais. Dois exemplos:
- Ao longo do ano podemos observar como os momentos de descanso ou de festa estão ligados a dias que assinalam acontecimentos de natureza religiosa (Domingo, Natal, Carnaval, Páscoa e outros dias feriados).
- Os momentos marcantes da vida das pessoas, como o nascimento, o batismo, o casamento ou a morte, continuam a ser assinalados porcerimônias religiosas.
2.1. Definição de Deus para diversas crenças e religiões
Numa religião, ser sobrenatural de poderes sobre-humanos, de gênero masculino.
“Deus é único.”
2.2. Importância de acreditar em Deus.
A importância de crer é tão grande que, segundo o Senhor Jesus, tudo nos será possível, se apenas crer­mos. Isto significa que não haverá limites para aque­les que crerem....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • religiosidade
  • religiosidade
  • RELIGIOSIDADE
  • Religiosidade
  • Religiosidade
  • religiosidade
  • Religiosidade
  • A religiosidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!