Religioes da Africa

Páginas: 3 (688 palavras) Publicado: 7 de outubro de 2014
Introdução
A religião muçulmana tem crescido nos últimos anos (atualmente é a segunda maior do mundo) e está presente em todos os continentes. Porém, a maior parte de seguidores do islamismoencontra-se nos países árabes do Oriente Médio e do norte da África. Assim como as religiões cristãs, a religião muçulmana é monoteísta, ou seja, crê na existência de apenas um deus, Alá ou Allah (palavrapara designar Deus em árabe).
Criada pelo profeta Maomé, a doutrina muçulmana encontra-se no livro sagrado, o Alcorão ou Corão. Foi fundada na região da atual Arábia Saudita.
Livros Sagrados edoutrinas religiosas
O Alcorão ou Corão é um livro sagrado que reúne as revelações que o profeta Maomé recebeu do anjo Gabriel. Este livro é dividido em 114 capítulos (suras). Entre tantos ensinamentoscontidos, destacam-se: onipotência de Deus (Alá), importância de praticar a bondade, generosidade e justiça no relacionamento social. O Alcorão também registra tradições religiosas, passagens do AntigoTestamento judaico e cristão.
Os muçulmanos acreditam na vida após a morte e no Juízo Final, com a ressurreição de todos os mortos.
A outra fonte religiosa dos muçulmanos é a Suna que reúne osdizeres e feitos do profeta Maomé.
Locais sagrados
Para os muçulmanos, existem três locais sagrados: A cidade de Meca, onde fica a pedra negra, também conhecida como Caaba. A cidade de Medina, local ondeMaomé construiu a primeira Mesquita (templo religioso dos muçulmanos). A cidade de Jerusalém, cidade onde o profeta subiu ao céu e foi ao paraíso para encontrar com Moises e Jesus.África, um universo religioso.
Os diferentes povos africanos desenvolveram uma infinidade de crenças religiosas, algumas delas presentes até os dias de hoje. Entre essas crenças existiam vários pontoscomuns. Seus praticantes costumavam atribuir caráter sagrado a elementos da natureza, como vegetais, animais, rios ou fenômenos naturais.
Os ritos visavam celebrar tais elementos e promover o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • as religiões tradicionais da africa
  • Religiões
  • As religiões
  • Religioes
  • Religiões
  • Religiões
  • Religiões
  • religiões

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!