religiao

Páginas: 3 (540 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
Localizada na costa oeste da África e banhada pelo golfo da Guiné, a República de Camarões é uma das nações que apresenta maior diversidade cultural do continente africano, esse fato ocorre em razãoda presença de diferentes grupos étnicos no território camaronês (são aproximadamente 230 grupos étnicos, que falam 250 línguas e dialetos nativos).
A nomenclatura do país, Camarões, foi criada pelonavegador Fernando Pó, no século XV, em virtude do Rio dos Camarões.

A independência de Camarões só foi obtida em 1° de janeiro de 1960, após o país ter sido colônia da França e Inglaterra aotérmino da Segunda Guerra Mundial, em 1945.

Mais de 40% do território é coberto por floretas tropicais. No norte, onde predominam as savanas, o clima tropical é seco, tornando-se árido nas proximidadesdo lago Chade. No oeste, há formações montanhosas de origem vulcânica, cujo ápice é o monte Camarões (4,1 mil metros), um dos mais altos da África Central.
A disputa territorial com a Nigéria pelapenínsula de Bakassi provoca conflitos de fronteira desde os anos de 1990.


No dia 5 de Julho de 1884 a totalidade do território camaronês e alguns territórios vizinhos tornaram-se a colónia alemãde Kamerun, com a capital situada primeiramente em Buea e depois em Yaoundé. Após o final da Primeira Guerra Mundial, o Reino Unido e a França dividiram esta colónia, cabendo à França a maior área,sendo as zonas mais distantes transferidas para o domínio de outras colónias francesas, e governando o restante a partir de Yaoundé.
Em 1955, a União do Povo Camaronês (tradução literal do inglês, Unionof Cameroonian Peoples), UPC, um grupo rebelde onde os grupos étnicos dominantes eram os Bamileke e os Bassa, iniciaram a luta armada pela independência dos Camarões franceses. Esta revoltacontinuou, com cada vez menor intensidade, mesmo após a independência. As estimativas do número de mortos deste conflito variam entre as dezenas e as centenas de milhares de pessoas.
Pós-independência
Os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • religiao
  • religiao
  • Religiao
  • religiao
  • religião
  • Religião
  • religião
  • Religião

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!