RELIGI O E CULTURA NA ORDEM FEUDAL

631 palavras 3 páginas
RELIGIÃO E CULTURA NA ORDEM FEUDAL

O PAPEL DA IGREJA

Na época do feudalismo a igreja era a principal instituição existente. Os órgãos mais poderosos nela presente (bispos e abades) eram escolhidos entre os nobres. A igreja era responsável ate pelo tempo, já que as pessoas se programavam de acordo com o som do sino.
Naquele tempo a igreja era quem “guiava” as pessoas a salvação, só ela. A igreja no entanto, não se limitava apenas a bens espirituais, mas a bens matérias também, como terras, vassalos, servos, que eram doados por pessoas de poder que queriam sua salvação divina. Como a igreja era formada por pessoas muito espertas ela conseguiu se manter no comando por séculos.
Aqueles que questionavam, eram contra ou faziam diferente dos ensinamentos da igreja eram considerados adversários, que eram nomeados hereges. Com o intuito de se manter no controle, a igreja criou a Inquisição, que era uma forma de reprimir os hereges. Ela foi oficializada em 1231 pelo papa. Ela condenava a morte os hereges que negavam a se converter.
O clero era divido em papa, arcebispos, bispos, abades e padres que formavam o clero secular. Depois foi criado o clero regular, que era formado por abates e monges que viviam em mosteiros. Os mosteiros tinham grande importante nessa época, já que pregavam o cristianismo para povos e ajudando socialmente.

RELIGIÃO, ENSINO E CULTURA

As poucas pessoas que sabiam ler e escrever no período feudal pertenciam ao clero. Sendo assim, ele era responsável pelo ensino formal.
Quase todo o ensinamento era oferecido pela igreja, ou por conventos. A língua usada para transmitir os ensinamentos era o latim, falado apenas pelos integrantes do clero e pessoas muito cultas.
A principal inovação medieval na área de ensino foi as universidades, criadas pelos europeus.
Até o século XI o ensino superior era ensinado pelas escolas dos mosteiros. Em 1088 foi fundada a primeira escola laica (não religiosa) de direito, que deu origem a universidade de Bolonha

Relacionados

  • Historia da madeira
    250246 palavras | 1001 páginas