Religiões

Páginas: 3 (531 palavras) Publicado: 5 de agosto de 2012
APRESENTAÇÃO DE TRABALHO DE FILOSOFIA: Ética Contemporânea.

PARTE I – Introdução à ética
Em primeiro lugar, antes de entender esta apresentação ou até a ética contemporânea como um todo, énecessário saber o que é ética. O dicionário mini Aurélio define ética com “Conjunto de normas e princípios que norteiam a boa conduta do ser humano.” Ou seja, podemos dizer que ética é o que o ser humanosabe que pode, ou não, fazer ou dizer em público, o que pode, ou não, fazer ou dizer dentro de casa, e etc. A ética, desta forma, faz-nos refletir sobre nossas atitudes e crenças, buscando sempre umbom relacionamento com o próximo, pois apenas com a autocrítica podemos distinguir o que é certo e o que é errado.

PARTE II – Ética contemporânea: Introdução
Historicamente, a idade contemporâneatem início de 1789 d.c., e vem até os dias atuais. A ética contemporânea tem seu início em meados do século XIX e é marcada pela evolução da ciência no mundo. A partir desta evolução, houve umamudança na forma de encarar a ética. Logo, pode-se dizer na ética contemporânea analisam-se os diferentes hábitos e costumes para chegar a um ponto comum de aceitação.
PARTE III – Vertentes da éticacontemporânea
A ética contemporânea possui algumas vertentes:
Existencialismo: A crença existencialista prega que o homem está no mundo para criar seu próprio caminho, tomar suas próprias decisões,criar seus próprios objetivos e etc. Prega também que não há nenhum vínculo entre um ser humano e uma força maior, ou coisa do gênero.
Pragmatismo: O pragmatismo nasceu no Estados Unidos e tem relaçãocom o espírito empresarial, onde diz que algo só pode passar a ser considerado bom para alguém, quando apresenta resultados.
A partir daqui já é possível estabelecer uma relação entre as duasvertentes. Ambas pregam uma forma de individualismo, que foca no momento atual, e deixa as preocupações com o futuro de lado, tira sua importância.
Psicanálise: A psicanálise confirma que alguns do homem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • As religiões
  • Religioes
  • Religiões
  • Religiões
  • religiões
  • religioes
  • RELIGIÕES
  • as religiões

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!