Religiões Tradicionais Africanas

Páginas: 9 (2229 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Religiões Tradicionais Africanas
Escrito por:
Nome: Amanda Ferreira
Turma: 202
Disciplina: Ensino Religioso

Quando a cultura africana veio para o Brasil, através dos negros escravizados, estes se depararam com um país predominantemente católico. Assim, acabaram sendo impedidos de realizar seus cultos. Assim, para disfarçar, identificavam seus deuses com os santos da religião católica. Porexemplo, quando rezavam em sua língua para Santa Bárbara, estavam cultuando Iansã. Quando se dirigiam a Nossa Senhora da Conceição, estavam falando com Iemanjá. Esta é apenas uma prévia do que se tratará no trabalho, pois, além disto, englobam-se os rituais, a crença, enfim, o sagrado africano.

Religiões Tradicionais Africanas
As religiões tradicionais africanas não possuem textos escritos oulivros sagrados, mas se baseiam na tradição, ou narração passada de geração para geração, sobre os conteúdos e a maneira de viver sua religiosidade. Isso se dá em forma de histórias, ritos, provérbios, danças, músicas, festas.
Um erro comum é supor que todos os povos africanos são da mesma raça e que tiveram a mesma origem, o que leva a supor que tenham também os mesmos costumes e a mesmareligião. Para melhor se compreender sobre qual região da África ou qual religião será abordada divide-se assim:
1) África do norte: desde o Atlântico e Mediterrâneo até o Saara, incluindo o Egito e a Etiópia. Esta região é dominada pelo Islamismo e pelo Cristianismo.
2) África centro-sul: desde a Rep. Dos Camarões, Quênia..., até o extremo sul. Esta parte da África, povoada principalmente por tribosaborígenes, é dominada pelas religiões tradicionais, exceto uma relevante percentagem que praticam o cristianismo, o islamismo e até o hinduísmo.
ESPIRITUAL E MATERIAL
A religião tradicional africana distingue dois aspectos da realidade: aquilo que é visível, físico, material..., e aquilo que é invisível e espiritual. Estes dois aspectos fundem-se entre si: nenhuma coisa do mundo físico é tãomaterial que não contenha em si elementos do mundo espiritual. Isto conduziu à crença de que há espíritos nas pedras, nas montanhas, nos rios, nas árvores, nos trovões, no Sol e na Lua... Daí a religião tradicional africana ser muitas vezes chamada também de religião animista.
Seus praticantes vivem em profunda harmonia com todo o universo e esforçam-se para comportar-se de maneira adequada,conforme as leis morais. Isso não significa que não existem momentos religiosos mais destacados de outros, considerados profanos, mas toda a vida é sustentada pelo elemento religioso que une os seres, o cosmo, o mundo invisível e o Ser Superior. Todo o universo tem uma alma.
OS RITOS
Ritos, cerimônias e preces são algumas das modalidades através das quais o ser humano procura se expressar e alcançarsua própria harmonia com o todo. Mas o que importa é a atitude interior que caracteriza a vida dos povos tradicionais, uma atitude profundamente religiosa. Cada fato cotidiano, banal ou importante, é colocado num contexto que supera a dimensão material.
O ritual sacraliza os momentos importantes da vida: nascimento, adolescência, matrimônio e morte. Existe, além disso, uma grande variedade deritos: de iniciação, purificação, propiciação, comemoração, ação de graças etc.
Os ritos de iniciação garantem a boa integração na comunidade dos vivos, e os ritos fúnebres garantem a benevolência dos antepassados: por isso, devem ser bem feitos. Frequentemente, a iniciação é também o ingresso em uma “sociedade secreta”, onde se aprendem ritos secretos, mitos secretos e mesmo uma linguagem secreta...Os africanos possuem lugares de culto, embora muito modestos: pequenas cabanas, altares junto aos caminhos, cumes de montanhas... As oferendas são feitas para pedir saúde, vida, sucesso...
A oração comunitária é a preferida e exprime-se com danças e cantos. O mesmo acontece com os ritos: impera a criatividade, o movimento, o dinamismo.
ELEMENTOS
As religiões tradicionais africanas,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Religiões tradicionais africanas
  • AS RELIGIÕES TRADICIONAIS AFRICANAS
  • Análise da contribuição das religiões tradicionais africanas ás culturas estadunidense e brasileira
  • Religiões Africanas
  • religiões africanas
  • Religiões Africanas
  • religioes africanas
  • Religiões Africanas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!