Religiões africanas

Páginas: 3 (548 palavras) Publicado: 3 de setembro de 2012
As religiões tradicionais africanas também referidas como religiões indígenas africanas, englobam manifestações culturais, religiosas e espirituais no continente africano e há uma multiplicidade dereligiões dentro desta categoria.

Religiões tradicionais africanas envolvem ensinamentos, práticas e rituais, e visam compreender o divino. Mesmo dentro de uma mesma comunidade, pode haver pequenasdiferenças de percepção do sobrenatural. São religiões que não foram significativamente alteradas pelas religiões adotadas mais recentemente (cristianismo, islão, judaísmo e outras). Estima-se queestas religiões sejam seguidas por aproximadamente 100 milhões de pessoas em todo território africano.

Os africanos quase sempre reconhecem a existência de um Deus Supremo ou Demiurgo que criou oUniverso (Olodumare[1] , Olorun, Ifá, etc). Muitas histórias tradicionais Africanas falam de como Deus ou o filho de Deus, uma vez que viveu entre os homens, mas, quando os homens fizeram algo que ofendeua Deus, o divino retirou-se para os céus.

Religiões tradicionais africanas são definidas em grande parte por linhagens étnicas e tribais, como a religião yoruba da África Ocidental.
Índice1 Religiões tradicionais africanas e línguas
2 Classificação e estatísticas
2.1 Tradições por cada região da África
2.2 Religiões tradicionais africana na Diáspora
3Referências
4 Ligações externas
5 Bibliografia
6 Ver também

Religiões tradicionais africanas e línguas

A maioria das Religiões tradicionais africanas têm, na maior parte de suaexistência, sido transmitidas oralmente (em vez de escritas).[2] Assim, os peritos lingüísticos tais como Christopher Ehret[3] e Placide Tempels aplicaram seus conhecimentos de línguas para reconstruir aopinião do núcleo original dos seguidores dessas tradições. As quatro famílias linguísticas faladas na África são: Línguas afro-asiáticas, línguas nilo-saarianas, Níger-Congo e Línguas khoisan.[4]...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • religiões africanas
  • Religiões Africanas
  • religioes africanas
  • Religiões Africanas
  • religioes africanas
  • Religiões africanas
  • Religiões africanas
  • religiões africanas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!