Religiôes sapienciais

Páginas: 11 (2524 palavras) Publicado: 12 de fevereiro de 2013
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO
1.0) HINDUÍSMO
1.1) FILOSOFIA VEDANTA
1.2) HARE KRISHNA
1.3) JAINÍSMO
1.4) SIKHISMO
1.5) YOGA
2.0) BUDISMO
2.1) BUDISMO CHINÊS
2.2) BUDISMO JAPONÊS
2.3) BUDISMO TIBETANO
3.0) CONFUCIONISMO
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS










INTRODUÇÃO

Por “religiões sapienciais”, sem discutir o termo, designamos aquelas que se baseiam na sabedoriahumana e na experiência da vida. Em geral, mostram ao homem um caminho a seguir, acentuando a ascese e a meditação, enfim, a sabedoria. Às vezes, nessas religiões, é difícil discernir o que é religião e o que é filosofia ou sabedoria. Acentuam a compaixão, contemplação, autoconhecimento, possuindo, de modo genérico, um elevado ideal ético. (Zilles. U. 2002, 21)
O hinduísmo tem uma origem remota queremonta a vários milênios a. C. Seus livros sagrados são os Vedas. Não existe um fundador, nem uma doutrina unitária dessa religião. Está indissoluvelmente ligada à antiqüíssima cultura hindu e, em geral, sua difusão limita-se à Índia.
O budismo foi fundado por Buda no séc. VI a. C. Era considerado a princípio uma seita do hinduísmo, mas pouco a pouco expandiu-se por todo o Sudeste asiático. Obudismo, na realidade, é uma religião sem Deus. Buda não acreditava em nenhum ser divino e negava que o homem tivesse alma imortal.
O confucionismo é uma religião filosófica chinesa criado por Kung-Fu-Tzu (Confúcio). Entre as preocupações do confucionismo estão a moral, a política e a pedagogia. É conhecida pelos chineses como ensinamentos dos sábios(Junchaio).













1.0)HINDUÍSMO

O hinduísmo nasceu entre os anos 1500 e 1200 antes da Era Comum (AEC) na Índia. Não se tem notícia de um fundador para esta religião, pois a muito mais tempo da sua fundação, os hindus alimentam suas crenças baseadas no ciclo da vida, a lei do karma.
Há uma grande variedade de religiões, seitas e filosofias de vida, com muitos deuses, deusas, líderes e pensadores. A mais antigafilosofia do hinduísmo é a filosofia vedanta. Dentro dessa diversidade, no entanto, existe muita unidade no hinduísmo, pois entre os deuses três se destacam: Brahma, o criador – Shiva, o destruidor e Vishnu, o protetor. E todos os deuses e toda criação fazem parte de um ser universal absoluto, o Deus dos hindus, o adorado Brahman (não confundir com Brahma da trilogia Brahma, Vishnu e Shiva).
Atualmentecerca de 745 milhões de hindus se espalham pelo mundo. A maioria vive na Índia, Indonésia, Paquistão, Birmânia, Ceilão, Malásia, África do Sul, Estados Unidos e em outros países através das organizações derivadas. No Brasil, há milhares de seguidores de religiões, seitas e filosofias hinduístas.

1.1) FILOSOFIA VEDANTA

A população indígena dos Vedas habitou uma ilha ao sul da Índia entre osanos de 3100 a 504 antes da era comum. Eles eram membros da mais antiga religião hindu, a doutrina Vedanta, que marcou a passagem do animismo e naturalismo primitivo para o “Brahmanismo” e o “Hinduísmo”.
Os Vedas tinham os mais antigos livros sagrados e as mais antigas obras sânscritas. Seus ensinamentos, por milhares de anos, foram transmitidos oralmente e, depois, traduzidos nas margens do lagoMânasa-Sarovara, e pelos Himalaias, no Tibet.
A filosofia Vedanta encontra-se espalhada por todo o mundo através de centros especializados. Os países e continentes que possuem esses centros são: Brasil, África, Canadá, Índia, Rússia, Cingapura, Inglaterra, Sri Lanka, Argentina, França, Japão, Suíça, Bangladesh, Holanda, Rhode Island e Estados Unidos. Atualmente são 123 ramos da sua ordem, alémde 70 mosteiros, 13 hospitais, 83 postos de saúde e mais de mil escolas técnicas.
A filosofia Vedanta chegou ao Brasil em 1957 por intermédio de Swami Vijoyananda. Ele conquistou grupos de fiéis no país, principalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro. Atualmente, a filosofia é dirigida no país pelo mestre Swami Pareshananda, responsável pela divulgação do Vedanta em toda a América do Sul....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • religiões sapienciais
  • religioes sapienciais
  • Sapienciais
  • Religiões
  • As religiões
  • Religioes
  • Religiões
  • Religiões

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!