Religião e sociedade

Páginas: 2 (342 palavras) Publicado: 27 de novembro de 2013
Weber mostra que as religiões, ao criar respostas a tais problemas – respostas que se tornam parte da cultura estabelecida e das estruturas institucionais de uma sociedade –, influem de maneira maisíntima nas atitudes práticas dos homens com relação às várias atividades da vida diária (Ó Dea, 1969). Com isto, Weber considerava que, ao problema humano do sentido e significação existencial, areligião, de maneira eficaz, oferecia uma resposta final. Por conseguinte, como já afirmamos, ela torna-se, pela forma institucional que assume, um fator causal na determinação da ação. No caso específicodo protestantismo, a sua força é vista como indispensável (mas não a única) para o surgimento do fenômeno da modernidade ocidental, com seus valores inerentes de individualismo, liberdade, democracia,progresso, entre outros. Portanto, segundo a teoria de Weber, religião é uma das fontes causadoras de mudanças sociais. Para ele, o processo de racionalização religiosa ou de “desencantamento domundo” culminou no calvinismo do século XVII e em muitos outros movimentos, chamados por ele de “seitas”. Desse momento em diante, procurou-se assegurar a salvação (temporal e eterna) não por meio deritos, ou por uma fuga mística do mundo ou por uma ascética transcendente, mas acreditando-se no mundo pelo trabalho, pela profissão, pela inserção.
Rejeição da arte como idolatria:Templos , musicas ecerimônias são manifestações artísticas.
Oposição ao erotismo irracional: O problema das tensões religiosas em relação ao sexo intensifica-se quando a situação da mulher é influenciada e relativizadanesse embate.
Choque com o conhecimento científico: Durante muito tempo, o conhecimento esteve atrelado à prática religiosa. Com a racionalização e a especialização, houve a separação de ambos.Mago: Age com espíritos e manipula forças sobrenaturais.
Sacerdote: é dirigente de um culto de representações racionais e organizadas.
Profeta: é alguém dotado de expectativas carismáticas por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • religião e sociedade
  • A religião em na sociedade
  • religião e sociedade
  • Religiao e Sociedade
  • Religião e sociedade
  • A religião e a sociedade
  • RELIGIÃO, CULTURA E SOCIEDADE
  • Papel da religião na Sociedade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!