religião e sociedade

Páginas: 5 (1145 palavras) Publicado: 19 de junho de 2013
Religião e sociedade na perspectiva sociológica
2008-07-18 09:49:00



Artigo elaborado no Curso de Filosofia - 2005

Começamos a nossa reflexão seguindo e analisando de perto a postura de Houtart (sociólogo escritor) no que diz respeito à Sociologia e ao estudo sociológico da Religião. Como todas as questões são trabalhadas por causa do contexto real, é preciso definir o que é arealidade social: "Um conjunto, na complexidade de todas as relações e inter-relações grupais."



Na vida social observamos fatores visíveis e fatores invisíveis. Esses últimos são os objetos de estudo da Sociologia. Os fatos estão aí e como é possível irmos além deles? Como descrever e produzir ações sociais que correspondam à harmonia e as necessidades da vida em sociedade?. Para que essasociologia seja concreta na sua ação e atuação é preciso que se saiba que não basta só conhecer a problemática social, mas também e principalmente propor soluções para que sejam possíveis as mudanças sociais. Isso logo chega ao ponto da nossa reflexão: a Sociologia na perspectiva religiosa.



A necessidade é a de - segundo Houtart - avançar e estudar o papel reprodutor da religião na sociedade.A Sociologia pergunta como a Religião pode contribuir para a produção social?. Precisaríamos analisar muitas questões entre-linhas dessa problemática, mas podemos aproximar alguns caminhos. "A Sociologia está interessada na gênese social dos fenômenos, ou seja, o dinamismo histórico e dialético das sociedades, não como entidades em si mesmas, mas como produtos dos atores sociais".Acompanhando Houtart, observa-se que é exatamente o homem o ator social que produz as estruturas de uma determinada sociedade. Isso se observa devido às problemáticas e implicações sociais. Os fenômenos sociais passam a serem definidos como um "Produto Social". Houtart diz que: "O papel da Sociologia é precisamente o de transportar ao nível da consciência coletiva e individual o fato de que a sociedade éconstruída pelos atores."



Adentrando, a partir da análise do objeto da sociologia, na sociologia no aspecto da religião, começamos considerando as duas dimensões que aborda Houtart: "A religião faz parte das idealizações, ou seja, das representações que os seres humanos fazem de seu mundo e de si mesmos. Tais representações são a maneira de construir a realidade na mente"



Asrepresentações se constroem dentro das condições concretas e históricas dos atores sociais. Elas são, podemos dizer, a visão que temos de tudo aquilo que está ao nosso redor, fruto das nossas construções. As representações são construções sobre a realidade. Nesse caso, segundo Houtart, "A religião é uma das representações que o homem faz do mundo e de si mesmo. Especificamente, é a representação quefaz referência ao sobrenatural." Isso se dá através de um processo dialético.



A religião é o meio pelo qual o homem busca as respostas para as suas fundamentais perguntas sobrenaturais e transcendentes. Quando se fala da religião como produto social, falamos de construção humana ligada a uma história e a um povo, a uma cultura e a uma época. Observamos que são muitas as práticas e oscostumes religiosos nas mais diferentes sociedades do planeta. Qualquer ação ou pesquisa religiosa a elaborar-se precisa ser feita levando em conta o contexto de produção dessas realidades.



A religião tem necessariamente alguma coisa a ver com o grupo porque infuencia a vida dos indivíduos e do coletivo. A Sociologia da Religião quer não só entender como funciona a religião, mas entender asimplicações com todas as dimensões da vida humana, tais como: a cultura, a economia, a arte, a política, ou seja, a maneira de encarar o mundo. Não é papel dela analisar as questões teológicas da fé. É papel da Sociologia da Religião, compreender as expressões religiosas e suas formas de produção e reprodução a partir da sociedade em que se situa. Assim, observamos que o ponto de partida...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Religião e sociedade
  • A religião em na sociedade
  • religião e sociedade
  • Religiao e Sociedade
  • Religião e sociedade
  • A religião e a sociedade
  • RELIGIÃO, CULTURA E SOCIEDADE
  • Papel da religião na Sociedade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!