Religião em Transição

Páginas: 12 (2774 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2013
Universidade Federal do Ceará
Departamento de Ciências Sociais
Disciplina de Antropologia da Religião
Professor: Marcelo Natividade
Aluna: Ana Carolline Maciel

Fichamento “Religião em Transição” – Ronaldo de Almeida, da obra Horizontes das Ciências Sociais no Brasil.

Introdução
“Há algumas décadas, a religião parece desempenhar um movimento paradoxal como se estivesse alastrando-se eao mesmo tempo dissolvendo-se em algumas lógicas.” (p.367).
“Histórica como outras formas sociais, ela é um termo descritor de objetos, instituições, cognições, práticas, experiências, identidades, valores, moralidades, entre outros, cujas propriedades variam no tempo e no espaço.” (p.367).
“Para o autor, a religião durante o século XX ampliou-se de forma subjetivada, cada vez mais restrita aoplano privado, para dimensões identitária e publica.” (p.367).
“Algumas referências ao “reencantamento” ancoram-se na ideia da religião como algo da dimensão do humano, cuja maior expressão é o sentido ontológico de Homo religiosus como formulado pela fenomenologia da Historia das Religiões em O sagrado e o profano: a essência das religiões de Mircea Eliade (1999).” (p.368).
“No balanço dosestudos sobre religião produzida para a coletânea O que ler na ciência social brasileira (1970 – 1995), Paula Monteiro argumenta que os segmentos religiosos são compreendidos a luz de determinadas linhagens teóricas, como se certos padrões interpretativos houvessem se consolidado. O protestantismo, por exemplo, foi lido preferencialmente segundo a matriz weberiana, que vincula valores acomportamentos; as religiões afro-brasileiras, por sua vez, a partir da durkheimiana, com sua ênfase nos ritos e crenças; e a marxista informou a leitura do catolicismo, sobretudo se o enfoque fosse de ordem política.” (p.369).
“A isso por vezes, se junta o uso de dados estatísticos sem o questionamento sobre o que afinal de contas uma pessoa responde quando lhe perguntam: Qual é a sua religião? Do queela esta falando? De crença, de frequência aos cultos e reuniões, de pertencimento a uma comunidade, de práticas rituais, da noção muito recorrente de que uma coisa é ter fé e outra é ter religião? Em que plano esta situada sua resposta: religião como cognição, como moral, como interação ou como identidade? Enfim, trata-se de uma prática cientifica que necessita objetivar seus planos de objetivação,até por que o caráter bastante movediço da religião no mundo contemporâneo gera desconfiança tanto das possibilidades de modelações estatísticas como das abordagens qualitativas.” (p.369).
“Muitos evangélicos gostam de afirmar que uma pessoa pode ser religiosa mas não ter Deus, pois só cumpre rituais e não tem uma experiência pessoal com ele; em certa medida isso se assemelha a muitos católicosque costumam se identificar ora como não praticantes ora como sem-religião, dependendo da situação e momento em que forem entrevistados. (...) ou ainda ao que certas lideranças afro-brasileiras questionam: o fato de suas práticas rituais serem entendidas como religião, uma vez que são definidas a partir do modelo cristão.” (p. 369-370)
“Isso posto, a proposta desse texto é discutir algumastransformações contemporâneas daquilo que é compreendido como religião e quais os efeitos sobre a própria categoria analítica.” (p.370).
“O que se quer é colocar em perspectiva suas fronteiras e circunscrições, tanto do universo empírico como das referencias teóricas, posto que já a algum tempo estão em transição.” (p.371).




Religiosidade: prática, moralidade e subjetividade.
“Paradefinir as formas elementares” da vida religiosa, Durkheim iniciou sua análise partindo dos sistemas religiosos como procedimento heurístico e, por meio da comparação no espaço e no tempo, foi paulatinamente refutando as prenoções e pontuando uma definição sociológica. No percurso da argumentação, delineou alguns elementos da vida religiosa quais sejam: o conjunto de crenças e práticas representado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • a transicao
  • transição
  • TRANSIÇÃO
  • Transição Demográfica e Transição Epidemiológica
  • religião
  • religiao
  • religiao
  • Religiao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!