Religião africanista

Páginas: 2 (476 palavras) Publicado: 18 de julho de 2012
A Religião Africanista no Brasil 

O fenômeno religioso sempre esteve presente na história do Brasil. Aqui, são encontradas quatro manifestações básicas deste fenômeno: O catolicismo, trazidopelos portugueses; o culto africano, trazido pelos negros escravos; o protestantismo, transculturado por missionários da América do Norte e da Europa, e a religião dos nativos. Destas quatromanifestações, interessa a este ensaio tratar sobre o culto africano.
Os navios negreiros chegaram ao Brasil entre os séculos XVI e XIX, trazendo africanos para trabalhar como escravos no Brasil Colônia. Osafricanos trazidos pertenciam a civilizações diferentes e provinham das mais variadas regiões da África.
Os africanos trouxeram consigo as suas culturas originais e, com elas, um conjunto de crenças erituais religiosos. Atualmente as religiões africanas afirmam sua sobrevivência de maneira considerável do norte até o sul do país. Tais religiões sobrevivem graças ao sincretismo entre elas próprias,entre elas o catolicismo (religião dominante), e o espiritismo. Esta mistura de crenças e rituais é tão evidente que já não dizemos no Brasil religiões "africanas" e sim religiões "afro-brasileiras".Com o périplo africano realizado pelos navegadores portugueses, chegaram às costas africanas as "missões", as crenças e rituais cristãos, especialmente católicos, que deram origem ao sincretismo comos cultos negros.
Este fenômeno foi muito acentuado no Brasil, devido à promiscuidade das senzalas, onde negros de diversas culturas conviviam lado a lado, favorecendo o sincretismo entre aspróprias religiões africanas trazidas para cá. Depois, por ser o catolicismo a religião oficial durante o período colonial e imperial (1500 a 1889), as manifestações exteriores das demais religiões, inclusiveas práticas mais primitivas dos negros, foram comprimidas pela Igreja. Este fato veio a possibilitar aos negros a manutenção dos cultos e rituais que, por um mecanismo de defesa, avivaram cada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • JESUS E OS AFRICANISTAS
  • religião
  • religiao
  • religiao
  • Religiao
  • religiao
  • religião
  • Religião

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!