Religião é o compromisso com assuntos que atingem a sociedade

Páginas: 4 (807 palavras) Publicado: 5 de abril de 2013
As velhas diferenças de opinião entre cientistas e religiosos voltaram à tona no começo deste século. Assuntos como o aborto, tratamentos com células-tronco e clonagem levantaram questões delicadassobre a vida, os limites da intervenção na natureza e questionamentos sobre a essência humana, acabando com a relativa “calmaria” que havia se estabelecido entre a religião e ciência na segunda metadedo século XX.

Helmut Renders, professor de Teologia da Universidade Metodista de São PauloSegundo Helmut Renders, professor de Teologia da Universidade Metodista de São Paulo, desde o século XVIaté o início do século XX foram construídas barreiras entre os dois lados. “Às vezes a religião oprimiu a ciência, outras vezes, a ciência ridicularizou a fé. Saímos desse conflito com muitas suspeitasem ambos os lados e também com dúvidas. Essas dúvidas tem a ver com a crescente noção da complexidade do assunto, mas não podemos nos entregar a essa complexidade ou nos esconder atrás dela. Por causadisso, precisamos dialogar com as ciências para compreender melhor as suas alegações”, disse.

Renders também enfatizou que a inversão de papéis entre ciência e religião é um problema. “Quando aciência tenta responder perguntas como ‘de onde viemos?’ e ‘para onde vamos?’, ela sai do seu campo de atuação”.

No entanto, o professor vê uma possibilidade de interação maior entre fé e ciência hojeem dia e tem previsões de como devem se articular as novas relações entre ciência e fé. “Temos hoje uma tendência mais autocrítica tanto entre os cientistas naturais e humanos como entre os teólogos.Dessa forma, podemos superar antigos discursos mais apologéticos e nos concentrar às perguntas mais essenciais. Por exemplo, seria o ser humano uma máquina? Um conjunto muito complexo de impulsosquímico-elétricos? Pode-se descrever e compreender o ser humano somente na base dessas descobertas? Há tendências nas interpretações neurológicas e genéticas que fortalecem uma visão mais determinista...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Religião e sociedade
  • religião e sociedade
  • Religião e sociedade
  • A religião em na sociedade
  • religião e sociedade
  • Religiao e Sociedade
  • Religião e sociedade
  • A religião e a sociedade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!