relialização

332 palavras 2 páginas
Regionalização do Espaço mundial

A regionalização é a divisão de um grande espaço, com critérios previamente estabelicidos, em áreas menores que passam a ser chamadas de regiõs. Cada região sediferencia das outras por apresentar particularidades próprias. Qualquer espaço é pode ser regionalizado, isto é redividí-lo. Um país, uma outra região, um estado. Até mesmo as cidades são divididas emregiões. Pode ser região administrativa, natural etc. No plano global o mundo também é dividido em regiões. Cada continente se constitui numa região.

Mas o maior interesse na regionalização sãoaqueles relacionados a economia; isto porque atualmente todos os países e regiões depende um dos outros, por mais rico ou miserável que sejam, não produzindo tudo que precisam, nem consumindo tudoque produz. Mas a globalização envolve todos os campos da sociedade: política, esportes, cultura etc. Tudo é global, mundial. Pode-se dizer que qualquer evento natural ou social tem repercussão global.As formas e os critérios de representação mais utilizados para a divisão do mundo são: Em continentes; de acordo com os aspectos físicos ou naturais; de acordo com indicadores sociais, como ataxa de mortalidade infantil; em países ricos e pobres; de acordo com o grau ou nível de industrialização dos países; associação econômica e social; cultura dos povos (religião, hábitos e costumes).O critério de regionalização são os continentes, que não representa adequadamente a atual regionalização do mundo, pois o conceito de continente refere-se a grandes extensões de terras emersas,cercada por oceanos e mares, enquanto que, tradicionalmente os continentes correspondem às seguintes divisões: América, África, Europa, Ásia, Oceania e Antártica.

Essa forma de regionalização nãoretrata aspectos socioeconômicos, como renda, industrialização, tecnologia, analfabetismo e aspectos como regime político e cultural (língua e

Relacionados