relevância do uso de computadores na ed.jovens e adultos

328 palavras 2 páginas
Texto crítico sobre a relevância do uso de Computadores na Educação de Jovens e Adultos.

Promover a educação de jovens e adultos é importante para responder os imperativos do mundo atual e também para garantir melhores condições educativas para as próximas gerações.
O EJA é um programa que deve apresentar metodologia específica diferenciada daquela aplicada com crianças no ensino regular.
Os pressupostos pedagógicos da proposta curricular da Educação de Jovens e Adultos propõem-se a utilização do computador, e parte da realidade do mundo do trabalho, na sala de aula, onde irá atuar como um instrumento facilitador e motivador da aprendizagem.
O computador obedece ao ritmo próprio de cada aluno e permite refazer as atividades quantas vezes forem necessárias.
Acredita-se que o computador seja o instrumento que contribui, efetivamente, para superação das dificuldades da aprendizagem do aluno da educação de jovens e adultos e auxiliá-los na melhoria da qualificação para o trabalho.
O uso dos computadores leva o aluno a refletir sobre suas qualidades e habilidades, a fim de reconhecer suas potencialidades e aumentar sua auto-estima exigindo assim um professor solidário, preparado e dinâmico, pois sem essa preparação dos professores, os computadores na educação continuarão sendo mais uma das propostas inovadoras não concretizadas.
As atividades que se utilizam do computador na alfabetização de jovens e adultos devem estar engajados em projetos que tenham significação individual e relevância sociopolítica.
O objetivo de se introduzir o computador na educação de jovens e adultos não é realizar propostas aos educandos do EJA, nas quais tenham que responder a demandas tecnológicas e, sim, nas quais o computador ofereça recursos para a realização de atividades significativas para os sujeitos envolvidos.
Conclui-se que a alfabetização de jovens e adultos com suporte de meios digitais seria um recurso interessante e mesmo necessário no sentido de que além de aprender

Relacionados