relevancia da prova brasil no cenario atual da educação brasileira

Páginas: 21 (5031 palavras) Publicado: 13 de maio de 2014









































































Sumário
1- Introdução 04
02- Desenvolvimento: Gênero Narrar 05
03-Desenvolvimento: Conceito e importância da Linguagem 10
04- Tipos de atividades para explorar a Linguagem Corporal 12
04- Considerações finais 16
04- Referências bibliográficas 17INTRODUÇÃO:
O presente trabalho apresenta a importância do trabalho com Gêneros Textuais do agrupamento Narrar e Linguagem Corporal com alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental.
O trabalho se desenvolverá com o conceituamento de Gênero Textual, agrupamento narrar, tipos de gêneros, e conceito e importância da linguagem corporal para a comunicaçãodo aluno.
Elaborarei um texto traçando a importância entre relação da construção de textos do gênero narrar e a linguagem corporal apontando atividades que possam colocar em pratica esta relação.
Espero assim compreender como se dá essa relação, bem como me inteirar de novas perspectivas para desenvolver atividades criativas e práticas.DESENVOLVIMENTO:
GÊNERO TEXTUAL
Os Gêneros textuais são as estruturas com que se compõem os textos, sejam eles orais ou escritos. Essas estruturas são socialmente reconhecidas, pois se mantêm sempre muito parecidas, com características comuns, procuram atingir intenções comunicativas semelhantes e ocorrem em situações específicas. Gênero Textual ou Gênero de Texto se refere às diferentes formas de expressãotextual. Nos estudos da Literatura, temos, por exemplo, poesia, crônicas, contos, prosa, narrativa, etc.
Para a Linguística, os gêneros textuais englobam estes e todos os textos produzidos por usuários de uma língua. Assim, ao lado da crônica, do conto, vamos também identificar a carta pessoal, a conversa telefônica, o email, e tantos outros exemplares de gêneros que circulam em nossasociedade. Quanto à forma ou estrutura das sequências linguísticas encontradas em cada texto, podemos classificá-los dentro dos tipos textuais a partir de suas estruturas e estilos composicionais.
Schneuwly e Dolz publicaram um quadro onde as tipologias são cruzadas com os gêneros. Desse quadro é possível deduzir que é tão importante ensinar as tipologias quanto os gêneros. Para os dois autores, há cincotipologias que é preciso considerar no ensino de língua. Cada uma dessas tipologias é mobilizada pelas pessoas que se comunicam em diferentes gêneros, mas cada gênero exige um maior ou menor domínio de cada uma delas. É importante considerar que usamos todas essas capacidades em gêneros diversos. Por exemplo, num conto, usamos predominantemente a capacidade de narrar, mas podemos colocarpersonagens discutindo um assunto, e então aparecerá a capacidade de argumentar.
Os gêneros textuais são os textos materializados em situações comunicativas recorrentes, encontrados em nossa vida diária e apresentam padrões sócios históricos característicos, ou seja, são textos orais e escritos produzidos por falantes de uma língua em um determinado momento histórico. Definidos por composições funcionais,objetivos anunciativos e estilos concretamente realizados na integração de forças históricas, sociais, instituições e técnicas.
Ao contrário dos tipos textuais, os gêneros possuem número ilimitado, enquanto os tipos possuem cerca de meia dúzia de categorias: narração, argumentação, exposição, descrição, injunção.  Um tipo textual pode aparecer em qualquer gênero textual, da mesma forma que um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CONHECER A RELEVÂNCIA DA PROVA BRASIL NO CENÁRIO ATUAL DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
  • CONHECER A RELEVÂNCIA DA PROVA BRASIL NO CENÁRIO ATUAL DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
  • PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL: Prova Brasil no Cenário atual da educação brasileira
  • conhecer a relevancia da prova brasil no contexto atual
  • Cenario atual no brasil
  • Cenario atual Brasil
  • Cenario atual da educaçao
  • Relevância do agronegócio para economia brasileira atual

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!