reletório do sniffy pro

2217 palavras 9 páginas
1. Introdução

A educação nutricional é uma ferramenta que dá autonomia ao aluno, para que ele possa assumir, com plena consciência, a responsabilidade pelos seus atos relacionados à alimentação e está em consonância com a estratégia educativa do auto-cuidado(CERVATO et al, 2005).
Quando pensamos em alimentação as palavras de ordem são Educação e Disciplina! Uma alimentação balanceada proporciona melhora nos padrões de saúde e qualidade de vida!
As propriedades nutritivas dos alimentos que escolhemos para compor nossa alimentação podem trazer benefícios que vão além da saúde como: aumento da disposição, melhora na produtividade e maior motivação e satisfação, além de proporcionar prazer para o sentido do paladar e para os outros sentidos de uma maneira geral.
Atualmente, o acesso à informação é de extrema relevância, mas, no entanto, não pode substituir a educação que tem o diálogo como elemento central. Esse diálogo intermediado pela tecnologia é que oferece sentido para as ações educativas e para o processo de mudanças das práticas alimentares das populações (SANTOS, 2005).
O papel da educação nutricional é produzir e fornecer informações que possam armar as pessoas de maneira que as deixem seguras ao ter que tomar decisões e levar as pessoas à ciência da nutrição, obtendo-se mudanças de atitudes, práticas alimentares e de conhecimentos nutricionais como garantia da saúde do homem (JORGE e PERES, 2004).
Do ponto de vista de sua importância, a educação nutricional é apontada como estratégia de ação, no campo da educação em saúde, a ser adotada prioritariamente em saúde pública para conter o avanço da ocorrência de doenças crônico-degenerativas uma vez que a alimentação de má qualidade é considerada um fator de risco para inúmeras doenças.
Um programa de educação nutricional, além de educar para que o indivíduo saia de sua condição nutricional insatisfatória, apresenta ainda uma função social de eliminar os desníveis de conhecimentos populares existentes,

Relacionados